Custo de oportunidade: entenda o que é e sua importância para os investimentos
Custo de oportunidade ajuda a tomar decisões para escolha do aporte financeiro.
O mundo dos investimentos conta com uma série de termos técnicos muito específicos e que podem fazer com que as pessoas que enxergam de fora tenham uma dificuldade para entender o que cada um deles significa. E um termo que acaba sendo bastante comum enquanto os possíveis investidores estão buscando dados sobre um determinado ativo é o Custo de Oportunidade.
Esse termo realmente acaba sendo muito importante e pode até mesmo ser considerado como essencial para conseguir escolher entre uma determinada opção de investimento e outra, inclusive para saber se aquele ativo pode acabar se adequando de uma forma mais efetiva a estratégia e ao perfil do investidor.
Entenda melhor o que é o chamado Custo de Oportunidade e como ele afeta diretamente as opções de investimento disponíveis:
O que é Custo de Oportunidade?
Custo de oportunidade é um conceito que vai oferecer um dado numérico muito importante para os investidores, que é o valor perdido a partir do momento que a pessoa faz uma determinada escolha, levando em consideração um determinado universo de alternativas e possibilidades. Basicamente estamos falando na quantidade de dinheiro que o investidor perde ao escolher um investimento em detrimento de outro investimento.
Uma outra definição que costuma ser encontrada frequentemente sobre o tema é a seguinte: Custo de oportunidade é o retorno que se deixa de obter ao investir em um ativo em vez de outro.
Tipos de Custo de Oportunidade
Existem diferentes tipos de Custo de Oportunidade categorizados no mercado, sendo que cada um deles oferece um determinado tipo de dado e uma forma como ele pode ser tratado. São eles:
Custo de oportunidade escondido
Esses são os custos considerados pelo mercado que não podem ser considerados tão óbvios, mas que de fato existem dentro de uma determinada decisão. Pode incluir tempo perdido em oportunidades de crescimento não exploradas ao escolher uma opção sobre outra.
Custo de oportunidade aberto
Já esse é um dado quantificável que basicamente represente o benefício perdido ao não escolher a melhor alternativa. Normalmente este é um número que aparece de uma forma mais específica e simples de ser encontrada a partir do momento que os investidores escolhem ume entre duas opções diferentes de ativos financeiros. Neste caso, o custo acaba sendo basicamente obtido ao calcular a diferença nos retornos financeiros oferecidos entre eles.
Custo de oportunidade ambiental
Já esse é um custo relacionado as decisões que possuem um impacto direto no meio ambiente de uma forma geral. Neste caso, acaba sendo levado em consideração não apenas os retornos individuais que serão obtidos a partir do momento que a pessoa fizer um determinado investimento, mas também o custo para o meio ambiente daquele investimento e a forma como isso poderá, no longo prazo, afetar o próprio retorno financeiro. Este é um número que o mercado tem trabalhado cada vez mais na medida que a pauta de preocupação com o meio ambiente se torna mais presente.
Custo de oportunidade contábil
Já esses custos estão relacionados aqueles que não são registrados nas demonstrações financeiras, mas que afetam, de alguma forma, as operações e os resultados financeiros como um todo. Esse é um dado que importante para conscientizar os investidores sobre a importância de levar em consideração não apenas os custos diretos de um determinado investimento, mas também os impactos indiretos que aquela escolha terá nas receitas, especialmente as de curto prazo.
Qual a importância do Custo de Oportunidade?
Os especialistas em investimento apontam que entender e levar em consideração o Custo de Oportunidade em uma determinada escolha é fundamental para ampliar as chances de acerto ao aportar o dinheiro em um determinado ativo, a partir da estratégia adotada e do perfil financeiro de cada pessoa.
O dado permite que as pessoas consigam avaliar, de uma forma mais clara e precisa, as diferenças entre as opções de investimento que estão colocadas na mesa, permitindo que eles consigam escolher as com melhor retorno.
Por exemplo, quando o investidor decide colocar o seu dinheiro em um imóvel, visando vender ele em um futuro próximo por um valor maior ou ganhar dinheiro com aluguel, ao calcular o Custo de oportunidade comparando com outras opções de investimento, como ações ou fundos, ela pode descobrir que obteria melhor retorno aplicando o seu dinheiro de outra forma.