Dólar em queda: confira 4 boas alternativas para investir

Saiba como aproveitar o momento para ganhar dinheiro com a moeda norte-americana.

Publicado em 30/10/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Nos últimos meses o dólar tem se mantido com um valor considerado como estável diante da moeda brasileira, mas om uma tendencia de baixa que vem se confirmando nas últimas semanas. Mesmo que a moeda ainda esteja muito longe equiparação de 1 para 1, o que acaba sendo o sonho de muitos consumidores, a moeda tem reduzido o seu valor quando comparado com as marcas de anos anteriores.

Dólar em queda: confira 4 boas alternativas para investir

Além de algumas oportunidades interessantes para os consumidores de uma forma geral, o dólar em baixa pode acabar se tornando interessante para as pessoas que estão procurando por oportunidades de investimentos.

Anúncios

Os especialistas apontam alguns benefícios interessantes que podem ser aproveitados a partir do investimento sendo feito em dólar. A diversificação geográfica dos ativos, por exemplo, acaba sendo muito interessante para quem está buscando por uma forma de proteger o dinheiro e os recursos de uma forma geral. Em dólar, os investidores brasileiros ainda conseguem ter acesso a empresas globais, reconhecidas mundialmente e que possuem uma atuação global.

O dólar também é reconhecido como uma moeda forte. Mesmo com as mudanças mais rentes que estão acontecendo no cenário internacional, com a China tendo uma participação cada vez mais importante no cenário do mercado como um todo, o dólar segue sendo a moeda internacional mais poderosa.

Para quem está procurando por oportunidades de investimentos em dólar para aproveitar este momento que o real está um pouco mais valorizado diante da moeda dos Estados Unidos.

Fundos Cambiais

Anúncios

Neste tipo de investimento, os cotistas acabam lucrando especialmente com as aplicações que têm moedas estrangeiras como base. Desta forma, os fundos oferecem essa oportunidade dos investidores de terem alguns ganhos justamente a partir das oscilações de divisas como o dólar e também como euro, outra moeda internacional poderosa.

Os fundos cambiais são considerados como uma das formas mais simples e fáceis que os investidores que moram no Brasil de investir em dólar. Mas, mesmo sendo uma opção considerada como mais simples, é preciso contar com o apoio de profissionais que atuam como gestores dos fundos.

Fundos que investem no exterior

Um outro tipo de investimento que pode ser feito em dólar por quem mora no Brasil são os Fundos que aplicam os seus recursos no exterior de uma forma geral. De acordo com as regras definidas no país, os investidores alocam até % do seu patrimônio fora do país, cuja rentabilidade estará ligada ao dólar.

Dentro desta categoria estão investimentos como os Fundos Multimercados, os Fundos de Renda Fixa, entre outros. A escolha do investimento vai depender bastante da estratégia definida pelo investidor de uma forma geral, sendo fundamental buscar informações sobre cada um dos investimentos que podem ser acessados. Também será importante ficar sempre monitorando, de forma ativa, estes investimentos, já que a queda do dólar pode impactar diretamente os fundos.

BDRs

Essa é uma sigla que significa Brazilian Depositary Receipts. Este tipo de investimento basicamente funciona como recibos de empresas que são negociadas no exterior. Mesmo que não seja a mesma coisa que comprar as ações de uma determinada empresa, na prática este tipo de investimento acaba envolvendo essas pequenas partes das organizações privadas, que acabam sendo compradas e depositadas por um custodiante no exterior.

A diferença destas operações quando comparada com outras é que elas estão diretamente atreladas ao dólar. Por conta disso, as variações que o câmbio acaba apresentando no dia a dia impactam diretamente nos preços das BDRs.

ETFs americanos e internacionais

Já essa sigla significa Exchange Traded Funds e se caracterizam por serem fundos de investimentos que captam recursos para aplicar em carteiras que seguem algum índice como referência, como o Ibovespa, o S&P 500, o Nasdaq, o Small (índice das Small Caps), entre outros. Quando as ETFs escolhidas são as americanas ou internacionais, os investidores acabam investindo através da B3, que é o sistema de bolsa de valores brasileiro.

Essa é considerada como uma das formas mais comuns de investir indiretamente na moeda norte-americana, pois as empresas inseridas neste tipo de fundo acabam operando não apenas nos Estados Unidos, mas nos mercados dolarizados de uma forma geral.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.