Efeito manada: entenda o que é no mundo dos investimentos

Efeito pode acabar causando uma série de efeitos nas escolhas financeiras.

Publicado em 17/10/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A economia moderna é um sistema considerado como bastante complexo, levando em consideração diversos aspectos. Acontecimentos do outro lado do planeta interferem, de uma forma direta, nos preços que são praticados no Brasil. E isso não acontece apenas com os produtos e serviços, mas também com o comportamento dos investimentos.

Efeito manada: entenda o que é no mundo dos investimentos

Algumas mudanças acabam estando diretamente relacionadas a decisões políticas, em outros casos situações que acabam trazendo um determinado impacto nas pessoas. Mas também existem comportamentos que nem sempre acabam sendo explicados, mesmo nascendo a partir de comportamentos individuais que se transformam em comportamentos coletivos.

Anúncios

Existe um efeito que se tornou bastante conhecido no mundo dos investimentos, que se chama Efeito Manada. O termo nasce justamente de um comportamento que é visto no muno animal e que nem sempre acabam sendo explicados do ponto de vista do indivíduo.

Entenda melhor o que e o efeito manada e como ele pode acabar impactando no mundo dos investimentos.

O que pode ser considerado como efeito manada?

Antes de mais nada, é muito importante entender o que é o conceito técnico do chamado efeito manada. Ele pode ser definido como uma tendência de indivíduos seguirem a opinião ou a ação de um determinado grupo de forma irracional e sem analisar os fatos e os fundamentos. Na prática, significa que indivíduos tomam atitudes, mesmo sem entender os motivos e as consequências, apenas seguindo os passos de outros indivíduos.

Anúncios

Quando estamos falando do comportamento dos animais, existem diversos aspectos que podem acabar influenciando um determinado comportamento de manada. Mas quando estamos falando dos humanos, isso normalmente acontece a partir da influência da opinião na tomada de decisão individual, o que normalmente resulta em comportamentos considerados como impulsivos.

O comportamento de manada pode acabar sendo observado nas mais variadas situações e áreas da atuação dos humanos, com suas devidas adaptações. Quando estamos falando do mundo financeiro, por exemplo, esses comportamentos podem acabar levando a valorização ou subvalorização de títulos ou de ações.

O que pode levar a um efeito manada?

Quando estamos falando de comportamentos de manada, a partir da ação de diversos indivíduos, nem sempre as suas causas acabam sendo simples de serem identificadas e compreendidas. Mas existem diversos movimentos iniciais pequenos que podem acabar se transformando em efeitos drásticos.

Quando estamos falando no mercado de ações, por exemplo, que acaba sendo muito mais instável, qualquer mudança e série de acontecimentos pode provocar esses resultados, nem sempre esperados. Um exemplo clássico é quando as pessoas passam a comprar ações a partir de uma pequena valorização, provocando um aumento ainda mais nesses valores, ou então a redução drástica depois.

Outro movimento que acontece na compra e na venda de ações geralmente é influenciado pelas decisões de grupos que possam ser considerados como muito influentes. Isso pode fazer com que as pessoas acabem seguindo esse movimento e fazendo exatamente a mesma operação, mas isso pode provocar um efeito contrário.

Principais riscos do efeito manada

Existem diversos riscos que devem ser levados em consideração antes de seguir um efeito manada. Um dos mais importantes que deve ser levado em consideração é a possível perda de lucros devido às mudanças súbitas de preços, bem como a impossibilidade de avaliar com clareza o valor de um ativo.

A perda de dinheiro acaba se tornando um dos principais riscos, especialmente para os investidores que não são considerados como profissionais. Ele pode acabar fazendo com que aconteçam as mudanças súbitas nos preços dos ativos, resultando em riscos maiores e grandes perdas.

A volatilidade do mercado também se apresenta de uma forma muito contundente nos comportamentos de efeito manada. Sempre que acontece um movimento coletivo acaba fazendo com que exista uma maior dificuldade de precisar e encontrar um valor do ativo que seja realmente mais próximo do mercado.

As decisões baseadas nas emoções também estão entre os principais riscos de todos os comportamentos de efeitos manadas também acabam sendo bastante arriscadas, pois refletem comportamentos que nem sempre encontram lastro na realidade do mercado.

Como evitar comportamento de manada

Invista tempo na pesquisa – Para evitar de entrar nas tomadas de decisões que seguem um comportamento de manada, antes de mais nada é muito importante que os investidores pesquisem e se informem sobre o investimento propriamente dito. Isso vai fazer com que as pessoas consigam chegar em um investimento de valor mais perto da realidade.

Mantenha a calma – sempre invista de uma forma mais racional, evite tomar as decisões baseadas apenas no emocional. Essas justamente acabam sendo as armadilhas dos comportamentos de manada, que não conseguem pensar as consequências de tais atos.

Evite as euforias – Além disso, é muito importante conseguir identificar determinados movimentos causados apenas pela euforia. Caso o movimento seja tentador, é muito importante tentar buscar, pelo menos, algum outro tipo de

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.