Fundos cambiais: entenda mais sobre essa opção de investimento
Opção pode ser interessante para diversificar o portfólio.
Investir exige uma certa dose de conhecimento, especialmente para as pessoas que estão alocando um patrimônio maior ou ainda para aqueles que desejam ir atrás de estratégias mais interessantes em busca de uma maior rentabilidade. Muitas opções estão disponíveis no mercado, com diferentes características.
Uma das possibilidades de investir o dinheiro é atrelar parte do patrimônio às moedas estrangeiras. Mas mesmo essa decisão exige uma série de outras decisões, pois o investimento pode ser feito das mais variadas formas. Uma das opções, por exemplo, é a possibilidade de investir nos chamados Fundos Cambiais.
O que são os Fundos de Investimentos Cambiais?
Os fundos de investimento cambiais acabaram sendo criados basicamente com o principal objetivo de facilitar a possibilidade de investir e aplicar dinheiro em moedas estrangeiras espalhadas pelo mundo. Tecnicamente estes investimentos podem ser feitos em diferentes moedas, mas geralmente acabam sendo feitos em moedas mais fortes, como o dólar e também o euro.
De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), neste Fundos Cambiais, ao menos, “80% da carteira em ativos – de qualquer espectro de risco de crédito – relacionados diretamente ou sintetizados, via derivativos a moedas estrangeiras”.
Portanto, os Fundos Cambiais funcionam como qualquer outro tipo de Fundo, com o patrimônio sendo formado a partir das cotas adquiridas pelos investidores, e o dinheiro é aplicado no mercado de câmbio de uma forma geral, comprando ou vendendo moedas de outros países ou até mesmo derivativos e contratos futuros delas.
Como os Fundos Cambiais funcionam?
Os Fundos Cambiais, mesmo que tenham um funcionamento muito parecido com os fundos que investem no exterior, acabam sendo diferentes. Os fundos que investem no exterior acabam estando diretamente expostos ao dólar e suas movimentações no mercado internacional e brasileiro. Eles também compram ativos fora do país, tais como ações de empresas estrangeiras.
De uma forma geral, os fundos cambiais são produtos em que você delega a gestão do seu capital para um gestor profissional que buscará as melhores oportunidades no mercado de moedas. Desta forma, os investidores conseguem obter ganhos com a variação cambial e também proteger os objetivos de médio e longo prazo contra as oscilações das moedas.
Quais são as principais vantagens dos Fundos Cambiais?
Existem algumas vantagens interessantes ao escolher os Fundos Cambiais como investimento. Antes de mais nada, essa acaba sendo uma escolha muito interessante quando estamos falando em formas de proteger o patrimônio, já que o investimento acaba sendo feito em moedas fortes, mais valorizadas do que a moeda do país de origem, no caso o Brasil.
Existe uma maior proteção ao chamado risco-Brasil, que está relacionado basicamente as variações da economia nacional. E, como estamos falando de um Fundo, estamos falando de um tipo de investimento que acaba sendo feito a partir de uma gestão profissional.
Outras vantagens que podem ser encontradas nos Fundos Cambiais são as seguintes:
Boa liquidez de mercado.
Proteção em casos de crises locais.
Proteção do poder de compra.
Principais desvantagens dos Fundos Cambiais
Mas os Fundos Cambiais também trazem algumas desvantagens. Estamos falando de um tipo de investimento que oferece uma maior variabilidade dos rendimentos. Por isso, essa sempre será uma opção que deve ser avaliada de uma forma mais específica pelos investidores que possuem perfis moderados ou arrojados, não sendo indicado para os perfis mais conservadores.
Os fundos cambiais também acabam estando sujeitos, de uma forma muito mais expostas, a riscos de flutuação da moeda estrangeira ante ao real. Além disso, o câmbio, de uma forma geral, tem previsibilidade difícil e alta volatilidade. E também podem existir taxas de performance e de administração mais elevadas do que as encontradas em outros investimentos, e isso pode prejudicar os rendimentos de uma forma geral.
Como investir em Fundos Cambiais?
Para investir nos Fundos Cambiais, o primeiro passo é buscar uma corretora ou um banco que ofereça este tipo de opção. Para quem está começando no mundo dos investimentos e que busca aquelas opções mais fáceis de serem encontradas, os Fundos Cambiais nem sempre serão as melhores opções, pois não acabam sendo encontradas em bancos digitais, por exemplo.
Além disso, dentro das próprias corretoras existem diferentes tipo de Fundos Cambiais que podem ser encontrados no mercado. Por isso, pode ser interessante buscar a análise dos especialistas, que buscam entender quais são os itens e produtos em cada Fundo. Os melhores investimentos sempre são aqueles que conseguem diversificar, incluindo Fundos, ações, FIIs, BDRs, Renda Fixa e muito mais.