HASH11: Entenda como funciona essa ETF de criptomoedas da bolsa brasileira
Conheça aquela considerada como a primeira ETF de ativos virtuais da B3.
As criptomoedas acabaram se tornando uma excelente opção e oportunidade de investimento para os trabalhadores de uma forma geral. Se antes era um tipo de moeda utilizada apenas para fazer algumas compras dentro do mundo digital, especialmente para as pessoas interessadas em manter sua privacidade, hoje em dia se consolidou como uma opção de investimento, ao lado de algumas opções mais convencionais e tradicionais.
Além da compra direta dessas moedas digitais, que podem acabar se tornando um investimento por si só a partir do momento que o brasileiro faz uma determinada compra esperando apenas que ela valorize para depois ganhar dinheiro na venda, existem algumas outras formas de investir em criptomoedas, incluindo uma opção muito interessante, recentemente lançada.
A HASH11, ou Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice, é o ticker de negociação do ETF de criptomoedas negociado na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. A chegada dela tem como principal objetivo ajudar bastante os investidores para que eles consigam aproveitar as oportunidades de investimentos desses ativos.
Entenda melhor como funciona a HASH11 e quem pode investir em criptomoedas utilizando esse recurso:
O que são as criptomoedas?
As criptomoedas são sistemas de pagamentos digitais que são completamente independentes em relação assua regulação, não estando atrelado a nenhum tipo de banco ou de governo. A tecnologia utilizada permite que as moedas digitais sejam criadas a partir de uma série de algoritmos que criam moedas únicas, com um sistema público de autenticação.
Elas surgiram a partir da criação da Bitcoin, no ano de 2018, dando origem a inúmeras outras criptomoedas. Mas, atualmente, o Bitcoin ainda é considerado como a principal moeda desse tipo. Elas seguem mantendo a sua essência, de não ser diretamente regulada por nenhum governo. Mas como elas estão circulando pelo mercado, acabaram sendo incorporadas como ativos.
O que é HASH11?
A HASH11é um Fundo de Índice (ETF) de criptomoedas. Um dos seus principais diferenciais está no fato de que ela está listada na Bolsa de Valores (B3), trazendo toda a segurança de operação dessa entidade e ainda se tornando uma opção muito interessante para as pessoas que desejam começar a investir no mercado de criptomoedas.
Seu nome na bolsa de valores é Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice e HASH11 é o seu código de negociação.
Para entender melhor, também é preciso entrar em contato direto com o significado e as principais características das ETF (Exchange Traded Funds). Elas são fundos de investimentos listadas na bolsa de valores que replicam os índices do mercado financeiro. Cada índice diz respeito a um segmento do mercado financeiro e tem uma gestora, e por isso existem diferentes ETFs.
As ETFs acabam se tornando uma parte muito importante das estratégias de investimento adotadas pelas pessoas, especialmente com foco na diversificação, uma vez que as próprias ETFs acabam sendo consideradas como um tipo de investimento diversificado.
Do ponto de vista técnico, da forma como esse investimento foi pensado, a HASH111 utiliza o índice Nasdaq Crypto Index (NCI), que foi desenvolvido pela bolsa americana para servir como benchmark do mercado de criptoativos. Por sua vez, esse índice acaba sendo composto pelos valores de diferentes criptomoedas, incluindo:
- Bitcoin (BTC);
- Ether (ETH);
- Litecoin (LTC);
- Chainlink (LINK);
- Bitcoin Cash (BCH);
- Stellar (XLM).
O que é um ETF de criptomoedas?
A partir das definições citadas anteriormente, podemos afirmar que a HASH11 é uma ETF de criptomoedas. Esse tipo de ETF basicamente acaba sendo um fundo de investimentos que replica um determinado índice que pode servir como benchmark para o mercado de criptomoedas de uma forma geral.
No caso específico da HASH11, de acordo com as suas características, ela replica índice NCI (Nasdaq Crypto Index), criado pela Hashdex, gestora do ETF, em parceria com a Nasdaq, uma das bolsas de valores dos EUA. Isso permite que, mesmo tendo um índice internacional, as pessoas conseguem investir sem sair do Brasil, utilizando diretamente as estruturas da B3, incluindo as corretoras que operam na bolsa.
Como investir em HASH111?
Inicialmente, é importante ressaltar que esse é um tipo de investimento que não é recomendado para quem está começando, e sim para as pessoas que já possuem algum tipo de experiência nesse tipo de atividade.
A negociação acontece diretamente na bolsa de valores. Portanto, a compra das cotas deve ser feita diretamente nas corretoras que possuem autorização para operar na B3. O processo começa justamente com a abertura de conta nessas empresas.
O ativo normalmente pode ser encontrado dentro da categoria de renda variável que pode ser encontrada nas contas das corretoras. A negociação normalmente acontece de uma forma muito simples, como se o investidor estivesse adquirindo ações de uma empresa. Mas, caso ele tenha alguma dúvida, pode ser interessante contar coma ajuda de um especialista.