Índice BDRX: Saiba o que é e entenda como ele funciona para os investidores

Esse é um índice considerado importante para quem faz determinadas operações de investimentos.

Publicado em 20/05/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O mercado de investimentos conta com uma série de índices, que fazem parte do cenário da economia de um país. Basicamente, um índice pode ser considerado como um indicador criado com o principal objetivo de refletir o desempenho de um conjunto de ativos financeiros, incluindo ações, títulos ou commodities, em períodos específicos.

Índice BDRX: Saiba o que é e entenda como ele funciona para os investidores
Créditos: Depositphotos

Alguns índices acabam sendo mais conhecidos no mercado como um todo, justamente por acabarem influenciando e impactando mais questões econômicas. Já outros índices acabam sendo mais específicos, interferindo diretamente em questões específicas, como investimentos.

Anúncios

Saiba mais sobre o índice BDRX e entenda sua importância para o mercado como um todo.

O que é o BDRX?

Esse é um índice que foi criado pela B3, a Bolsa de Valores do Brasil, e que tem como principal objetivo acompanhar o desempenho de uma carteira teórica de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) não patrocinados. Ou seja, para entender melhor, é muito importante aprender mais sobre esses ativos financeiros.

Um BDR nada mais é do que um determinado certificado que é emitido com o objetivo de representar uma ação emitida por uma determinada empresa estrangeira. Esse é um tipo de ativo criado para permitir que os investidores brasileiros consigam ter acesso a ativos internacionais, mas sem a necessidade de operar, de fato, fora do Brasil. Com isso, as pessoas acabam não precisando abrir uma conta em corretora no exterior, por exemplo.

Anúncios

Por isso, o BDRX acaba refletindo o desempenho médio desses BDRs listados na B3. Como qualquer índice, ele acaba sendo fundamental para que as pessoas consigam entender melhor as variações nas cotações dos ativos subjacentes que operam principalmente nos mercados estrangeiros.

Quais são as características do BDRX?

Esse índice é classificado, de forma técnica, como sendo de retorno total. Isso significa, basicamente, que ele considera não apenas as variações que acontecem nos preços das ações representadas pelos BDRs, mas também os dividendos distribuídos por essas empresas.

Para que a B3 consiga chegar a um número que reflita o mercado em questão, foi criada uma metodologia baseada em critérios rígidos, incluindo, para fins de cálculos, apenas os BDRs que possuem formadores de mercado e atendem a uma presença mínima em pregões. Não podem ser incluídos também os ativos que possuam valores muito baixos e de alto risco.

Com isso, o BDRX acaba sendo um índice muito importante no mercado financeiro como um todo, pois ele permite que os investidores tenham uma visão mais ampla e representativa do desempenho desses ativos que estão sendo negociados na B3.

Por que o BDRX é importante para os investidores?

Esse é um índice fundamental para as pessoas que estão interessadas em investir no mercado internacional, mas operando diretamente do mercado brasileiro, sem abrir uma corretora internacional para adquirir ações específicas de empresas que, mesmo atuando no mercado brasileiro, negociam suas ações fora.

Através do BDRX, os investidores conseguem acompanhar o desempenho de grandes empresas internacionais sem aquelas barreiras que são associadas diretamente ao investimento nas ações que estão no exterior, incluindo os custos elevados dessas operações e também uma burocracia muito mais complexa.

Na prática, com o BDRX os investidores brasileiros conseguem acompanhar o comportamento de muitas empresas que são consideradas como gigantes do mercado internacional, incluindo Apple, Microsoft, Tesla, dentre outras. Inclusive, esse foco maior nas empresas de tecnologia acaba sendo uma outra característica do índice BDRX.

Quais são os principais critérios para inclusão na composição do índice BDRX?

Grandes empresas de diversos setores, mas especialmente as que estão inseridas no mundo da tecnologia, fazem parte desse índice. E alguns critérios acabam sendo utilizados para escolher as empresas que são levadas em consideração para monitorar o comportamento desses ativos de uma forma geral.

Um dos principais critérios é ser um BDR não patrocinado, que são aqueles emitidos sem o envolvimento direto da empresa estrangeira. Além disso, esse BDR deve ser considerado como formador de mercado, que basicamente são as empresas que se comprometem a manter a liquidez dos ativos.

É importante também que esse BDR tenha presença em pregão, sendo que atualmente a principal regra que acaba sendo utilizada é que ele tenha uma presença mínima de 30% nos pregões durante o período de vigência das três carteiras anteriores.

Por último, e não menos importante, as regras aplicadas acabam garantindo a exclusão das chamadas Penny Stocks, que são aquelas consideradas como tendo preços muito baixos e que geralmente acabam tendo alta volatilidade e risco.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.