Investimento em imóvel: Confira dicas para não errar no momento da compra.

Investimento apontado como seguro depende sempre de uma boa análise.

Publicado em 28/02/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O conceito de investimento é toda compra ou aplicação que é feita com dinheiro e que se espera, como resultado, obter um ganho a partir do montante que foi gasto. Existem diversos tipos de investimentos que podem ser feitos, e a compra de imóveis geralmente é vista como um tipo de investimento.

Investimento em imóvel: Confira dicas para não errar no momento da compra.

De uma forma geral, os imóveis sempre foram considerados como investimentos seguros. Na grande maioria dos casos, um determinado imóvel tende a ser valorizado com o tempo, a não ser que eles acabem estando em uma região que acaba sofrendo com alguma mudança ou transformação drástica. Mas, além do ganho no momento da compra, as pessoas ainda conseguem explorar recursos que ajudam a pagar o próprio imóvel, como o aluguel.

Anúncios

Mas, como se trata de uma compra considerável que normalmente exige que as pessoas tenham uma determinada quantidade de dinheiro para pagamento à vista ou da entrada e também uma boa linha de crédito aprovada. E os imóveis podem ter diferentes finalidades e público-alvo, o que acaba tendo que ser levado em consideração no momento da compra.

Confira algumas dicas importantes para não errar na hora de fazer investimento em imóvel:

Defina o seu principal objetivo

Antes de mais nada, as pessoas precisam ter em mente, de uma forma muito clara, o seu principal objetivo ao fazer investimento em um determinado imóvel. Caso ela queira um retorno rápido, será preciso adquirir um bem que possa ser vendido rapidamente, o que depende de uma série de fatores, incluindo oportunidade, localização e a própria situação econômica.

Anúncios

Caso o principal objetivo seja obter uma oportunidade de renda fixa, será importante que as pessoas adquirirem imóveis que tenham uma boa procura em termos de locação, seja em um bom bairro residencial ou um bom local para determinados tipos de negócios.

Cuidado com os projetos na planta

Qualquer pessoa que tenha um perfil público de investidor, ou seja, que já tenha feito alguma compra neste sentido ou então que já tenha se inscrito em determinados tipos de empresas, acabam sendo procurados pelos vendedores para adquirir imóveis na planta. Mas este é um tipo de investimento que deve ser feito com cuidado, especialmente se o investidor estiver começando.

Mesmo que, em muitos casos, seja um investimento interessante considerando a oportunidade, com valores mais baixos no momento da compra, muitas coisais podem acabar acontecendo durante o andamento do projeto. Portanto, acima de tudo, este é um tipo de investimento que depende de informações, sobre o projeto, sobre a construtora, sobre o local, etc.

Separe dinheiro para reforma

A compra de imóveis usados também pode acabar se convertendo em uma excelente oportunidade. Em muitos casos este tipo de imóvel acaba encontrando uma maior dificuldade para ser vendido, já que nem sempre as pessoas conseguem ter o dinheiro da compra e mais o da reforma. Mas para quem está procurando por uma oportunidade de investimento, realmente pode ser interessante buscar no mercado por imóveis que sejam usados e que precisam de reforma. Mas, neste caso, também é importante que o investidor tenha alguma experiência com reforma para conseguir economizar.

Invista em consórcios

Uma boa forma de começar a investir nesta área mas sem que a pessoa tenha uma grande quantidade de dinheiro para começar é optar pelas cotas de consórcio, que podem acabar se convertendo em oportunidades interessantes. Os investidores podem ir pagando as parcelas mais baixas, e posteriormente ter dinheiro para fazer o lance e adquirir uma carta de crédito, que posteriormente acabará se tornando um bem que poderá até mesmo ser negociado.

Entenda os indicadores de valorização

Caso a pessoa realmente queira se especializar neste tipo de investimento, pode ser interessante começar a estudar e entender melhor sobre como funcionam os índices de valorização. Essas são informações que vão ajudar a fazer cálculos e projeções que podem ajudar a entender o quanto de retorno a pessoa pode esperar a partir de um determinado valor gasto. Um indicador importante que deve ser estudado é o IGP-M, que sinaliza o quanto o dono de um imóvel deve ou não aumentar no valor do aluguel para o próximo ano de contrato.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.