Investimentos: é possível garantir retorno de 1% ao mês?
Saiba quais são as opções mais interessantes para quem deseja garantir um crescimento constante.
A rentabilidade dos investimentos acaba sendo um dos principais fatores levados em consideração na análise das mais variadas opções disponíveis no mercado financeiro. Apesar dos juros para o consumidor serem elevados, colocando o Brasil entre os países que mais cobram, o retorno nem sempre é equivalente, e são poucos os investimentos que conseguem garantir uma alta rentabilidade.

Obter um crescimento de 1% ao mês a partir do valor alocado em uma determinada opção de investimento é uma meta difícil, mas não impossível. O número, que pode parecer pouco para quem não acompanha o mundo dos investimentos, é considerado como um excelente retorno para os investidores, especialmente para as pessoas físicas.
O problema é que encontrar opções que paguem isso não é nada fácil. Mas existem diversas alternativas que podem ser estudadas e avaliadas, sempre pensando que, quanto mais alto o índice de retorno de um determinado investimento, maiores também podem ser as chances de perdas de uma forma geral.
Existe investimento que renda 1% ao mês?
Antes de mais nada, a resposta para essa pergunta é positiva. Sim, os investidores, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, podem encontrar no mercado financeiro algumas opções de investimento que, de fato, conseguem entregar uma rentabilidade de 1% ao mês.
Mas, como mencionado anteriormente, é sempre importante lembrar que esse retorno, diante da realidade do mercado de uma forma geral, é considerado alto. E os investimentos que oferecem a possibilidade de um retorno maior também são aqueles que acabam sendo mais sensíveis às oscilações de mercado como um todo.
Existem alguns casos nos quais os investidores podem encontrar melhores condições de mercado. Por exemplo, os investimentos da categoria Renda Fixa são aqueles que costumam oferecer retornos maiores, em termos de rentabilidade, quando a taxa Selic está mais elevada, a qual basicamente é a taxa de juros da economia como um todo.
Já quando estamos falando da Bolsa de Valores, que normalmente é vista como uma opção de investimento que acaba oferecendo a possibilidade das pessoas ganhar mais dinheiro, também acaba sendo associada a investimentos mais arriscados, como ações, criptoativos, Fundos de Investimentos ou estratégias mais arrojadas.
Principais opções de investimentos que rendem 1% ao mês
Renda Fixa
Os investimentos de renda fixa normalmente são considerados como os mais seguros dos mercados como um todo. Mas eles também acabam sendo aqueles mais conservadores, que oferecem uma rentabilidade um pouco menor, mas que garante um crescimento constante ao longo do tempo.
Mas existem algumas opções que podem entregar uma maior rentabilidade para os investidores. Os Certificados de Depósito Bancários, mais conhecidos como CDBs e que se tornaram muito populares, podem chegar nesse índice quando as pessoas buscam os papéis emitidos pelos bancos que tenham notas de classificação de risco menores.
Além disso, os Títulos do Tesouro Direto também podem ser considerados como excelentes opções de investimentos de renda fixa. Aqueles que estão diretamente atrelados à Selic se beneficiam muito justamente quando a taxa está mais elevada, que é exatamente o cenário atual da economia brasileira.
Outros tipos de investimento de renda fixa que também podem oferecer esse retorno de 1% ao mês são as Debêntures, e algumas Letras de Crédito quando as taxas de juros estão mais elevadas.
Bolsa de Valores
Já no caso da Bolsa de Valores, que faz parte do conjunto de investimentos de renda variável, os investidores interessados em garantir 1% de rendimento ao mês podem procurar aquelas partes de empresas que apresentam um bom histórico de desempenho como um todo. Além disso, Fundos Imobiliários (FIIs) e BDRs são exemplos de investimentos que podem apresentar rendimentos superiores a 1% ao mês.
Lembrando que, nesses casos, o retorno financeiro para os investidores pode ser obtido tanto através da valorização das cotações quanto através da distribuição de proventos, como os dividendos.
Levando em consideração o desempenho dos últimos anos, a projeção realmente indica uma rentabilidade muito interessante. A média de crescimento anual de 2002 até 2023 de uma carteira de investimentos que seguisse de perto o desempenho do índice, utilizando um ETF do Ibovespa, por exemplo, seria de 10,97% ao ano, o que daria algo muito próximo do 1% ao mês.
Dividendos e FIIs
Nessa categoria entram aqueles investimentos que geram um retorno de renda passiva, incluindo uma carteira de ações pagadoras de dividendos ou Fundos Imobiliários. Existem algumas boas opções no mercado financeiro que distribuem dividendos que remuneram os acionistas/cotistas com uma média de 0,5% e 1,5% ao mês.