Investimentos em ações: 5 passos para começar na bolsa
Confira um guia prático de como começar a ganhar dinheiro com este mercado.
Mesmo diante de todas as opções que existem nos dias de hoje para quem deseja investir o seu dinheiro e diante da recomendação de muitos especialistas de deixar o mercado de ações apenas para quem realmente já tem algum tipo de experiência no setor, o sonho de muitas pessoas é realmente começar a comprar e vender ações.
Existe toda uma mística que ainda é muito forte ao redor da ideia de investir o dinheiro em um mercado que permite com que as pessoas realmente se tornem espécie de donas de uma determinada empresa, podendo fazer parte de organizações que estão presentes no dia a dia de todo mundo.
Também está muito presente ainda a ideia de que as pessoas conseguem ganhar muito dinheiro da noite para o dia no mercado de ações e ainda toda a imagem das negociações clássicas, com as pessoas gritando desesperadas durante o pregão. Hoje em dia essa realidade não existe, e praticamente todas as operações acontecem de forma informatizada, com muitas pessoas controlando seus investimentos da tela do seu smartphone. Mas, nem por isso, os investimentos deixam de acontecer.
Para quem deseja encarar o desafio, confira 5 dicas rápidas e precisas que vão ajudar a comprar as primeiras ações.
Antes de começar
Antes de iniciar de fato as opções de investimento no mercado de ações, certifique-se de ter um bom planejamento financeiro. Para que qualquer investimento seja efetivo, é muito importante que as pessoas de fato, não estejam pagando mais juros em conta criadas anteriormente do que ganhos com os rendimentos. E isso só é possível de se ter certeza diante de bom planejamento.
Também é importante ter uma boa reserva financeira, uma vez que os investimentos em ações são considerados de alto risco, e isso significa que as pessoas podem ter perdas.
Passo 1: Abra sua conta em uma corretora
Para que as pessoas comecem a comprar e vender ações, elas precisam estar devidamente cadastradas em uma corretora que ofereça este tipo de serviço e que será a intermediadora. Existem diversas disponíveis no mercado, com as mais variadas características. A dica é procurar aquelas que tenham mais tradições no mercado e que não cobrem grandes taxas de administração.
Este geralmente é um procedimento muito simples, e atualmente a grande maioria das corretoras não cobram uma taxa inicial de cadastro.
Passo 2: Transfira dinheiro para sua nova conta
A partir do momento em que o cliente abre sua conta, ele automaticamente ganha uma conta que permite com que sejam depositadas quantias financeiras. Este dinheiro que acaba sendo colocado na conta será utilizado nas negociações, e eles ficam ali parados na conta até que os investidores escolham os seus destinos.
As transferências geralmente são feitas utilizando as opções eletrônicas, como o TED e mais recentemente o PIX.
Passo 3: Conheça a plataforma
Toda corretora oferece para os seus clientes uma plataforma que, nos dias de hoje, geralmente é oferecida de uma forma completamente tecnológica para os seus clientes, incluindo versões em aplicativos. Para entender bem como as coisas são feitas neste ambiente, será preciso se familiarizar com os mesmos.
Por isso, aprenda como as coisas funcionam na plataforma da sua corretora escolhida. Entenda como é feita a administração do dinheiro que é enviado, a forma como deve ser feita a aquisição das ações, como se dá a assessoria acaso o cliente tenha dúvidas em relação ao que fazer, etc.
Fique atento também aos horários. Mesmo que essas plataformas geralmente sejam acessadas em qualquer hora do dia, as negociações feitas na bolsa, por exemplo, acabam sendo feitas concentradas em uma hora específica. No caos do da bolsa brasileira, a negociação acontece somente das 10h às 17h.
Passo 4: Faça uma análise de perfil
Muitas corretoras oferecem testes que ajudam a pessoa a identificar o seu próprio perfil de investidor. Isso vai ajudar para que elas façam as melhores escolhas, a partir de um perfil mais conversador ou mais dinâmico. E isso está relacionado diretamente ao risco de perdas que aquela pessoa está disposta a ter.
Passo 5: Compre as ações
Comece comprando as ações. Hoje em dia as plataformas também facilitam essa parte, já que antigamente as pessoas tinham que preencher manualmente uma ordem de compra com os códigos das empresas. Mas hoje elas oferecem, internamente, uma série de recursos que permitem com que eles escolham as ações de uma forma muito mais fácil.