Investimentos para iniciantes: Dicas para diversificar as aplicações

Saiba como começar a investir de uma forma mais segura diversificando a carteira.

Publicado em 06/03/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Iniciar uma cultura de investimento exige preparação de parte das pessoas que não possuem uma relação muito próxima com este tipo de serviço financeiro de uma forma geral. Afinal de contas, entender como os diferentes tipos de investimentos é um dos primeiros passos que devem ser dados antes de, efetivamente, colocar o dinheiro em qualquer uma das opções.

Investimentos para iniciantes: Dicas para diversificar as aplicações

De uma forma geral, não existem opções boas ou ruins dentro do mercado, mas sim destinadas a pessoas que tenham determinadas características e também perfis de investimento. Os investimentos quase sempre acabam envolvendo uma certa dose de risco. E a manutenção e administração destes riscos é um dos grandes segredos para começar a investir sem correr grandes riscos da perda de patrimônio.

Anúncios

Mas, ao mesmo tempo, quem realmente quer investir esperando ter ganhos a partir do seu dinheiro, sem se preocupar apenas com o dinheiro guardado, deve entender que o risco está diretamente relacionado com as possibilidades de ganho. E o melhor exemplo sempre acaba sendo o da poupança: mesmo sendo considerado como um investimento, ela acaba sendo muito mais próximo de uma forma de separar dinheiro e economizar do que investimento.

Muitos especialistas vão além e afirmam que manter uma determinada quantidade de dinheiro em uma poupança pode fazer com que as pessoas percam dinheiro com o passar do tempo. E isso acontece em virtude da baixa taxa de retorno, que em muitos casos fica abaixo da inflação.

Portanto, para investir é preciso variar, garantindo uma segurança maior para uma parte do patrimônio e também uma outra parte que deve ser a responsável por trazer um maior valor de retorno, para ampliar o patrimônio.

Anúncios

Confira algumas dicas para variar os seus investimentos:

Conheça o conceito de carteira de investimentos

A carteira de investimentos pode ser considerada como todas as opções de investimentos que a pessoa possui naquele momento. Este é um conceito que pode ser aplicado de uma forma mais ampla, com realmente todas as informações dos investimentos feitos em diferentes plataformas, ou então de forma focada, sendo relacionada a carteira administrada por uma determinada corretora ou banco.

Entenda o seu perfil de investidor

Existem diversas ferramentas que ajudam o investidor a montar a sua carteira ideal, mas todas elas dependem basicamente do perfil do investidor. Caso o cliente não queira correr risco de perder dinheiro, ele terá um perfil conversador e terá a maior parte dos seus recursos aplicados nas opções menos rentáveis. Quanto maior o risco que o investidor está pronto para assumir, maior ser a proporção de patrimônio investido em opções mais rentáveis mas que oferecem menos segurança.

Defina objetivos para o dinheiro

Muitos investidores iniciantes acabam não colocando objetivos para o dinheiro investido, seja pelo fato dele achar que está limitando suas opções, ou seja por achar que não consegue ter um plano a longo prazo. De qualquer forma, é muito importante entender estes objetivos e saber realmente o que será feito com o dinheiro. Diante destes cenários, pode ser possível separar um dinheiro que traga rendimentos maiores em um curto espaço de tempo, para uma viagem ou a compra de um bem, ou optar pelos investimentos mais seguros que valorizam com o tempo, para quem quer garantir sua aposentadoria, por exemplo.

Separe a reserva de emergência

Ter uma reserva financeira de emergência deveria ser um projeto de todo mundo, mas se torna ainda mais importante quando as pessoas resolvem começar a fazer determinados tipos de investimentos. Este será a parte do patrimônio que será aplicada realmente em investimentos seguros, mas que garantam, pelo menos, que as pessoas recebam como rendimento uma taxa que cubra a inflação. Somente assim, será possível ter um dinheiro que vai ser utilizado para cobrir qualquer problema maior, sem que as pessoas corram riscos.

Opte por carteiras de especialistas

Caso a pessoa realmente tenha dificuldades para conseguir definir, por conta própria, uma carteira que possa ser considerada como segura e confiável, é muito importante contar coma a ajuda de especialistas. Existem diversas empresas e profissionais liberais que monta carteiras de acordo com o perfil do cliente. Mas prefira sempre os profissionais que criam soluções personalizadas, pois as carteiras genéricas nem sempre funcionam.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.