Letra hipotecária: saiba mais sobre essa opção de investimento
Opção é mais um produto de investimento dentro da categoria de mercado imobiliário.
Investir no mercado imobiliário costuma ser visto como uma boa pedida, especialmente para quem quer diversificar suas possibilidades. Mas, em muitos casos, esse investimento é visto apenas quando as pessoas compram um determinado imóvel ou um determinado terreno, ou ainda se torna diretamente sócia de um empreendimento. Mas existem algumas outras formas de investir neste mercado, incluindo a chamada Letra Hipotecária.
Essa é uma opção de investimento que acabou perdendo um pouco de espaço para um outro tipo de papel, as chamadas Letras de Crédito Imobiliário (LCI). Mesmo assim, a Letra Hipotecária ainda pode ser encontrada, inclusive tendo a Caixa, que é o mais banco do Brasil, como a principal emissora deste tipo de papel no mercado.
Entenda o que é a Letra Hipotecária
A chamada letra hipotecária foi criada oficialmente no mercado brasileiro no ano de 1988 e pode ser considerado como um título de renda fixa lastreado em crédito imobiliário. Na verdade, trata-se de um instrumento emitido por bancos ou instituições financeiras que emprestam recursos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Em termos técnicos para quem investe, a Letra pode ser considerada como um investimento de renda fixa de baixo risco, mas que também acaba tendo uma certa limitação em relação a possibilidade de ganhos.
Como é a rentabilidade de uma Letra Hipotecária
A rentabilidade deste tipo de investimento acaba sendo calculada com base na Taxa Referencial (TR) e na taxa de juros prefixada no ato da contratação. Além disso, no momento da emissão do título os investidores podem ainda ter acesso a outras informações relacionadas a forma como essa rentabilidade será calculada, considerando índices de preços, como o IGP-M e IPCA.
Estes rendimentos, como qualquer outra opção disponível no mercado, podem acabar sofrendo as mais variadas interferências do mercado e da economia de uma forma geral.
Os portadores destes papeis acabam tendo que passar por um período de seis meses para que estes valores sejam resgatados de forma antecipada, ou seja, antes da data de vencimento que foi estipulada no momento da compra do papel. O investimento também costuma ter uma exigência de valor mínimo, que varia muito de acordo com a instituição que está emitindo o mesmo. Mas este valor costuma ser bem baixo quando comparado com outras opções.
Um outro ponto importante que deve ser levado em consideração no momento que uma pessoa adquire a LH é a liquidez que ela apresenta. Como ela exige que as pessoas esperem um tempo mínimo de seis meses para resgate, isso significa que não existe uma liquidez diária. Ou seja, as pessoas não acabam tendo acesso aos rendimentos que vão sendo depositados todos os dias, como outras opções.
Como acontece a tributação da Letra Hipotecária?
Uma outra informação que sempre deve ser levada em consideração no momento da escolha de um determinado investimento é a forma como os impostos são cobrados. Afinal de contas, essa tributação, que acontece na maioria dos investimentos, pode acabar eliminando boa parte do dinheiro que as pessoas podem ganhar ao longo de um determinado período.
De acordo com as regras que atualmente são praticadas no mercado de investimento brasileiro, a Letra Hipotecária conta uma isenção do Imposto de Renda. Ou seja, este tipo de imposto acaba não sendo cobrado.
Como investir em Letra Hipotecária?
Para começar a investir neste tipo de papel, antes de mais nada as pessoas devem encontrar uma determinada instituição financeira que tenha essa opção de investimento no seu portfólio. Será preciso abrir uma conta de investimentos nesta instituição financeira. Existem também algumas corretoras que também oferecem este tipo de investimento para os clientes.
Depois disso, com base na quantidade de dinheiro que as pessoas acabam tendo para fazer este aporte inicial será possível escolher um determinado tipo de Letra Hipotecária. Neste caso, pode ser muito interessante contar com a ajuda de um analista que vai apresentar os melhores caminhos.
Vale a pena investir em Letra Hipotecária?
Mesmo sendo essa uma opção que está sendo oferecida de uma forma menos frequente pelas empresas, este papel ainda pode ser considerado uma opção interessante para quem quer investir em renda fixa e focado no mercado imobiliário.