Liquidez de investimentos: Entenda o que este conceito.

Saiba o que significa este termo para quem está começando no mundo dos investimentos.

Publicado em 23/05/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Ao começar a investir, muitos brasileiros acabam se deparando com termos e serviços que nem sempre são de conhecimento de todos. A falta de uma educação financeira nas escolas, mais focadas no que realmente acontece no mercado, acaba fazendo com que muitas pessoas simplesmente tenham medo de colocar o seu dinheiro nas opções de investimento, justamente por não entender bem as diferenças entre as opções, quanto a pessoa pode ganhar, os riscos envolvidos, etc.

Liquidez de investimentos: Entenda o que este conceito.

Um dos termos mais comuns que surgem nos materiais informativos sobre investimentos é a chamada liquidez. Mais do que um termo, é uma informação muito importante que precisa ser levada em consideração no momento da escolha do investimento.

O que é liquidez

Anúncios

Liquidez é basicamente o termo que o mercado financeiro utiliza para se referir a possibilidade e/ou facilidade de resgatar o dinheiro que foi investido em uma determinada opção, junto com o lucro. É uma informação importante especialmente nos investimentos que são feitos com foco no curto prazo, quando as pessoas colocam dinheiro mas acabam querendo ter acesso aos valores a qualquer tempo, sem ter que esperar um determinado prazo para conseguir fazer o resgate.

Existem alguns termos compostos com a liquidez que normalmente costumam ser os mais utilizados e que são importantes de serem entendidos por quem pretende fazer um investimento:

Liquidez Diária ou D+1 – É um investimento no qual os valores dos lucros obtidos com o dinheiro parado entram na conta no próximo dia útil ou após solicitação de resgate. É o investimento que permite com que as pessoas acompanhem o dinheiro aumentando dia após dia;

Anúncios

Liquidez Imediata ou D+0 – Termo utilizado quando o dinheiro entra na conta no momento em que a pessoa faz o resgate, seja ele solicitado ou seja quando o resgate acontece em um período que foi especificado anteriormente.

Liquidez no Vencimento – Neste caso, o investidor só terá o retorno da sua aplicação no prazo de vencimento do investimento, sendo que esta acaba sendo uma informação que deve ficar muito clara para o investidor no momento em que transfere o seu dinheiro;

D+30 – Quando o dinheiro retorna 30 dias após a solicitação de resgate;

Liquidez nula – Quando o dinheiro não tem um prazo estipulado para entrar na conta.

O que é Liquidez Diária?

Este é um termo que acabou se tornando muito popular nos dias de hoje, uma vez que essa acaba sendo a característica principal dos investimentos que se tornaram os mais populares entre os brasileiros, sendo aqueles que acabam sendo acessados através do depósito em contas de bancos digitais, por exemplo.

Essa característica costuma ser a encontrada nos investimentos que são considerados como de curtíssimo prazo, que permite com que as pessoas resgatem o seu dinheiro sempre que desejarem. Neste caso, o processo de início de resgate e compensação na conta corrente ocorre em 24 horas.

Um dos investimentos mais populares do Brasil que é considerado como de liquidez diária é a famosa poupança, que mesmo sendo condenada pela grande maioria dos especialistas em finanças ainda é um dos investimentos mais utilizados pelos brasileiros que gostam de deixar o seu dinheiro separado para economizar.

Mas existem outros tipos de investimentos que também oferecem a chamada liquidez diária, permitindo que as pessoas tenham acesso aos recursos sem dependerem de um prazo para o resgate. Tesouro Selic e os CDBs de curtíssimo prazo, por exemplo, estão entre estes investimentos, que oferece liquidez e que acabam rendendo mais do que a poupança.

Tipos de investimento com Liquidez Diária

Tesouro Selic – Considerado como uma das melhores opções para quem deseja começar a investir o s eu dinheiro, sendo interessante para a criação de fundo de emergência;

CDB – Estes certificados de depósitos bancários oferecem diferentes opções de liquidez, sendo que grande parte dos oferecidos pelos bancos digitais são os que oferecem a liquidez diária, com os lucros sendo depositados todo dia útil;

LCI e LCA – As Letras de Crédito possuem rendimentos interessantes quando comparados a poupança e isenção do Imposto de Renda. Além disso, essas operações também permitem que as pessoas façam o resgate a qualquer momento, com os juros sendo depositados diariamente.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.