Melhores investimentos para quem quer ver o seu dinheiro render em 2023

Confira as melhores opções que se consolidaram ao longo do ano.

Publicado em 28/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Mesmo estando nos aproximando da metade do ano de 2023, nunca é tarde para as pessoas começarem a investir, especialmente para quem colocou isso como uma das suas metas e resoluções lá no tão distante final do ano de 2022. Afinal de contas, quanto mais tempo a pessoa deixa o seu dinheiro parado ou, pior, não pensa em uma organização e no futuro das suas finanças, mais perdas elas vão acumular.

Melhores investimentos para quem quer ver o seu dinheiro render em 2023

Em termos de oportunidades financeiras e segurança da economia, fatores que sempre acabam interferindo muito em relação a forma como as pessoas vão investir seu dinheiro, o ano de 2023, pelo menos até sua metade, está se mostrando bem interessante para quem deseja colocar o seu dinheiro para gerar mais valores.

Anúncios

Depois do grande período de incertezas e de crises políticas, tanto por fatores internos como também fatores externos, a economia do país conseguiu se manter bastante estável ao longo dos primeiros meses do ano. As notas de crédito do exterior em relação ao Brasil aumentaram, o dólar apresenta tendencia de queda e investimentos mais arriscados, como a bolsa de valores, não teve grandes solavancos.

A Taxa Selic segue em patamares elevados, o que acaba tendo diferentes impactos na economia. De um modo geral, para os consumidores, essa não é uma informação muito boa, pois tende a deixar o crédito mais caro. Mas, para quem investe, o cenário é interessante, pois estas mesmas taxas costumam ser utilizadas como referência para diversos investimentos.

Para quem ainda deseja começar a investir em 2023, confira algumas das opções mais interessantes para ver o dinheiro render:

Tesouro direto

Anúncios

O programa Tesouro Nacional do governo brasileiro ainda é considerado como um bom investimento. Ele foi criado basicamente para permitir que qualquer brasileiro possa adquirir títulos que são emitidos pelo governo e que rendem juros. As pessoas podem comprar sem a intermediação de corretoras, o que torna eles mais baratos.

Existem diversos títulos que podem ser adquiridos através deste programa do governo, sendo que cada um conta com suas próprias particularidades. O Tesouro Selic, por exemplo, pode ser uma boa opção neste cenário no qual as taxas estão mais elevadas e devem permanecer assim por um bom tempo. O Tesouro IPCA também é interessante, sendo um tesouro pós-fixado com rentabilidade atrelada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

CDBs

Nos Certificados de Depósito Bancário, as pessoas emprestam dinheiro para que os bancos utilizem como seu capital para que possa ser utilizado das mais variadas formas. E, depois de um determinado tempo, os consumidores podem ter este dinheiro de volta, corrigido com juros.

A grande maioria dos certificados contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito, que oferece uma camada de segurança adicional para quem está colocando o seu dinheiro, como a cobertura de até R$ 250 mil em caso de falência do banco que emitiu o papel. Eles ainda oferecem uma boa rentabilidade e segurança para quem não quer arriscar muito com o seu capital.

Fundos Imobiliários

Os FIIs acabam sendo uma forma muito interessante das pessoas começarem a investir em imóveis, que quase sempre é considerado como um segmento bastante sólido e confiável, sem a real necessidade de comprar um imóvel completo. Basicamente as pessoas estão adquirindo partes de grandes empreendimentos, a partir de cotas que são emitidas pelas incorporadoras e construtoras, como forma de obter o dinheiro necessário para a obra.,

Eles são considerados como opções de renda variável, o que significa que pode ser considerado como de um risco um pouco mais elevado do que outras opções parecidas, mas que não chega a ser tão arriscado como o mercado de ações, por exemplo.

Criptomoedas

Para quem não tem medo de arriscar e aposta no futuro da forma como as pessoas lidam com dinheiro, começar a criar um patrimônio com criptomoedas pode ser muito interessante. E, a partir deste ano de 2023, as operações deste tipo no Brasil são consideradas como mais seguras, uma vez que o governo criou uma série de regras e regulamentos levando em consideração as especificidades deste mercado.

Existem diversas formas de adquirir criptomoedas, mas a mais comum e acessível para as pessoas, de uma forma geral, é realmente a compra da moeda a partir de empresas como instituições financeiras e Exchanges.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.