O que é a Nasdaq? Como investir
Conheça as melhores formas e estratégias para direcionar valores para obter algum tipo de retorno.
A Nasdaq é uma entidade que acabou se tornando conhecida em virtude da sua participação e da sua citação nas mais variadas obras de ficção e também na mídia, especialmente nas questões relacionadas à informação de economia como um todo. A palavra, na verdade, é uma sigla que significa National Association of Securities Dealers Automated Quotations.

Basicamente, ela é considerada como uma das principais Bolsas de Valores do mundo inteiro, localizada nos Estados Unidos e que acabou se tornando justamente uma representação do grande poder econômico que esse país acabou concentrando ao longo das últimas décadas.
As suas origens remetem diretamente ao ano de 1971 e acabou se tornando reconhecida por ser a primeira bolsa a operar eletronicamente, utilizando um sistema automatizado para cotações e também para negociações de uma forma geral.
Além disso, a Nasdaq também acabou se tornando bastante conhecida por listar algumas das empresas mais importantes do segmento da tecnologia, que acabaram se tornando as grandes corporações do mundo, incluindo Apple, Microsoft, Google (Alphabet) e Amazon. Mas a instituição também lista empresas de outros setores.
Saiba mais sobre como opera a Nasdaq e entenda se é possível para brasileiros investir na bolsa localizada nos Estados Unidos.
O que são os índices Nasdaq e Dow Jones?
Esses são os dois índices que acabam sendo constantemente apresentados juntos nas notícias econômicas de uma forma geral, mas que possuem diferenças importantes em relação à sua composição de uma forma geral. Ambos são importantes índices que possuem um importante impacto no mercado financeiro como um todo.
Mas enquanto o índice Nasdaq inclui mais de 3.000 empresas, principalmente do setor tecnológico. Por exemplo: Apple, Microsoft, Amazon, Google. Reflete mais o comportamento das techs. O índice Dow Jones acaba criando um índice a partir do desempenho de 30 grandes empresas dos EUA, como Coca-Cola, McDonald’s e Boeing. É mais tradicional e focado em empresas consolidadas de diversos setores.
É possível para os brasileiros investir na Nasdaq?
Apesar de ser uma bolsa de valores que está localizada nos Estados Unidos, existe sim a possibilidade de os brasileiros investirem nessa importante instituição da economia mundial. Isso pode ser feito através de alguns ativos que podem ser encontrados no mercado nacional e que estão diretamente ligados com o desempenho das empresas que compõem o índice Nasdaq.
Confira algumas dessas opções que podem ser buscadas por quem deseja esse tipo de investimento:
NASD11
Essa é uma ETF, que basicamente é um fundo negociado em Bolsa de Valores e que acaba trazendo como uma das principais características o fato de replicar o desempenho de um determinado índice específico ou de um determinado setor. Um exemplo encontrado no Brasil é o NASD11, que é um ETF que representa ações do índice Nasdaq-100.
Fundos de Investimentos
Os fundos de investimentos podem acabar se tornando o caminho mais interessante para os brasileiros que possuem interesse em acessar o mercado da Nasdaq, mesmo operando através do mercado nacional e também sem a necessidade de gerenciar diretamente uma carteira de ações.
Esses fundos permitem que gestores profissionais escolham os ativos para o portfólio, proporcionando uma abordagem diversificada e administrada para os investidores. Nessa opção, pelo menos dois tipos de fundos acabam sendo os mais interessantes para quem deseja investir:
Fundos Multimercados: investem em uma ampla gama de ativos, incluindo ações e BDRs da Nasdaq. Eles oferecem flexibilidade e diversificação, ajustando sua composição conforme as condições de mercado.
Fundos de ações internacionais: focados exclusivamente em ações e BDRs estrangeiros, esses fundos alocam uma parte significativa do capital em empresas listadas na Nasdaq.
BDRs (Brazilian Depositary Receipts)
Já as opções de investimentos do tipo BDRs são certificados que representam ações de empresas estrangeiras. Com isso, os brasileiros acabam conseguindo acessar ações de empresas listadas na Nasdaq diretamente pela B3, que é a Bolsa de Valores brasileira acessada pelos investidores locais.
A partir dessa operação local, os investidores brasileiros conseguem acessar certificados de investimento de grandes empresas, incluindo Apple, Amazon, Microsoft, Tesla, Nvidia, Netflix, dentre outras.
Quando vale a pena investir na Nasdaq?
Antes de mais nada, esse acaba sendo um investimento que é interessante apenas para as pessoas que já possuem experiência nesse tipo de operação, uma vez que exige um acompanhamento mais próximo do mercado internacional. Além disso, os investimentos ligados à Nasdaq acabam sofrendo interferência dos mais variados setores e dos mais diversos cantos do mundo.
Para os que já possuem um conhecimento mais avançado no segmento, as opções que estão diretamente relacionadas à Nasdaq podem realmente ajudar a diversificar a carteira como um todo. Também é interessante justamente por permitir que as pessoas tenham acesso a essas grandes empresas do mundo inteiro, que normalmente possuem bons resultados na economia.