O que faz um assessor de investimentos? Entenda o que esse profissional faz
Entenda o papel desse profissional na hora de montar uma estratégia de investimentos.
Investir já foi considerado como uma atividade complicada e acessível apenas para aquelas pessoas que tinham conhecimento técnico avançado em economia ou para aquelas que já atuavam, de alguma forma, no setor. As pessoas que tinham muito dinheiro também conseguiam encontrar formas de investir o seu dinheiro. Hoje em dia esse cenário mudou completamente.
Investir se tornou muito mais fácil. Com todos os bancos com sistemas disponíveis na tela do smartphone, aplicar o dinheiro disponível em alguma opção de investimento é muito simples. Além disso, existe muito material informativo disponível na internet, justamente para ajudar essas pessoas interessadas em investir.
Mesmo assim, existem algumas pessoas que ainda podem ter uma certa dificuldade para entender como funciona o mundo dos investimentos, com todas as suas particularidades e com diferentes termos e estratégias que precisam ser assimilados.
Além disso, também existe a questão da experiência, que possui um peso muito grande nas mais variadas atividades que as pessoas fazem no dia a dia, especialmente no mundo da economia e dos investimentos. Profissionais que atuam nessa área tendem a apresentar um maior conhecimento em relação ao que funciona e ao que não funciona.
Esse basicamente é o papel do assessor de investimento, que pode ter um papel muito importante para aquelas pessoas que realmente querem colocar o seu dinheiro para trabalhar.
O que é um assessor de investimentos?
Um assessor de investimentos, de uma forma geral, é basicamente um profissional que entende e domina o mercado financeiro de uma forma geral, focando a sua área de atuação justamente nas oportunidades de investimentos que são oferecidas para os clientes de uma forma geral.
Mas para ser reconhecido como um assessor de investimentos é preciso ter algumas características. Antes de mais nada, esses profissionais precisam ter algumas certificações em relação aos seus conhecimentos do mercado. Além disso, eles devem entender não apenas o mercado e a economia, como também a realidade dos seus clientes.
Um assessor de investimentos pode estar diretamente vinculado a uma corretora de investimentos. Mas também existem profissionais desse segmento que podem atuar como profissionais autônomos. Para isso, eles precisam ser certificados pela Ancord. Já os assessores que trabalham dentro das corretoras devem possuir certificação da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Qual a diferença entre assessor e analista de investimentos?
Em um primeiro momento, essas duas atividades profissionais diretamente relacionadas ao mundo da economia podem ser confundidas. Mas existem diferentes atribuições profissionais que podem ser encontradas de acordo com a atividade.
O analista de investimentos foca suas atividades no trabalho e também no estudo das empresas e do mercado. Nas atividades do cotidiano, esses profissionais normalmente atuam realizando análises, leituras e interpretações de balanços, tendências, cenários macro e microeconômicos para indicar ou não a compra/venda de ações e outros ativos financeiros.
Já o assessor de investimentos acaba apresentando algumas diferenças em relação à forma como ele atua profissionalmente, fazendo sugestões de alocação de carteira. Além disso, esses profissionais também atuam para identificar falhas na diversificação e nas oportunidades que poderiam ser aproveitadas por meio da adaptação do portfólio dos clientes, de modo que estejam mais alinhados com os objetivos de vida dos clientes.
Dicas para contratar um bom assessor de investimentos
Verifique o registro na CVM
Antes de mais nada, é muito importante verificar se esse profissional possui o devido registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Essa é uma exigência para operar no mercado que deve ser observada tanto em uma determinada empresa que atua como corretora como também em relação ao profissional que atua de forma autônoma.
Obtenha informações referentes ao histórico do profissional
Normalmente as pessoas que buscam por assessores de investimentos estão procurando por um profissional que tenha mais experiência e conhecimento de mercado, para conseguir justamente encontrar as melhores soluções e saídas de acordo com as necessidades de cada cliente. Por isso, é recomendado buscar informações referentes ao histórico desse profissional no mercado de uma forma geral.
Busque um atendimento personalizado
Caso o cliente identifique a necessidade de obter informações referentes ao setor financeiro e aos investimentos de uma forma geral, é muito importante que ele tenha um profissional focado em um atendimento personalizado. Por isso, fuja daqueles assessores que oferecem apenas atendimentos automatizados e aposte justamente nessa proximidade e no atendimento de acordo com as necessidades.
Negocie a forma de remuneração
Os profissionais que atuam como assessores de investimentos devem ser remunerados pelos serviços prestados. Mas é importante que os clientes negociem e tenham pleno conhecimento em relação à forma como essa remuneração será feita. Alguns assessores trabalham com valores fixos mensais, enquanto outros são remunerados com um percentual dos ganhos financeiros dos clientes.