O que fazer depois que o título vence? Confira dicas para reinvestir o dinheiro.

Aprenda o que fazer a partir do momento do vencimento de um título.

Publicado em 14/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Quando as pessoas começam a investir o seu dinheiro utilizando as opções mais comuns do mercado, existem diversas novidades que acabam despertando a curiosidade e um pouco de insegurança sobre o que deve ser feito. E um destes momentos é o vencimentos dos títulos adquiridos em determinadas opções de investimento, que é quando essas pessoas acabam embolsando os lucros.

O que fazer depois que o título vence? Confira dicas para reinvestir o dinheiro.

Na teoria, este poderia ser considerado como o final de um ciclo de investimentos. Mas, na prática, a grande maioria das pessoas acabam optando por adquirir títulos com vencimentos a curto ou a médio prazo cujos lucros obtidos não vão conseguir simplesmente mudar a vida financeira de quem colocou o dinheiro para trabalhar.

Anúncios

Mesmo assim, sempre vai existir aquela vontade inata ao ser humano, especialmente se ele estiver incluído no grupo da grande maioria das pessoas do Planeta Terra que acabam não tendo uma grande quantidade de dinheiro disponível, de pegar aquele valor e gastar com aquilo que lhe da prazer ou até mesmo fazer alguma compra maior.

Só que este movimento pode simplesmente acabar com toda a ideia de educação financeira que a pessoa pode ter aprendido com os primeiros investimentos. A ideia é de que as pessoas sigam investindo, para garantir uma renda extra, ou uma renda de segurança, ou ainda alcance um objetivo maior. Mas isso sempre vai depender, claro, dos objetivos que a pessoa terá com seus investimentos.

Para saber o que fazer com o dinheiro ganho no vencimento do primeiro título, confira o que deve ser levado em consideração:

Tenha um objetivo muito bem estabelecido

Anúncios

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas tenham um objetivo muito bem estabelecido com relação a este investimento de uma forma geral. Caso ele tenha sido alcançado com estes títulos que venceram, realmente não tem porque a pessoa se sentir culpada a partir da decisão de pegar todo o dinheiro e gastar. Agora, caso o objetivo não tenha sido alcançado, é importante que este dinheiro continue sendo investido.

Leve em consideração prazo e risco do reinvestimento

A partir do momento que a pessoa decidir reinvestir o dinheiro do título vencido, é muito importante ficar atento a alguns detalhes, como ter informações completa sobre o prazo e também o risco que a pessoa vai ter a partir da decisão em adquirir este novo título. É muito importante analisar estes dados, uma vez que as pessoas podem acabar colocando tudo a perder.

Também é muito importante entender se os objetivos continuam sendo os mesmos. Caso a pessoa tenha um objetivo mais a curto prazo, por exemplo, é mais recomendado ir para os investimentos pós-fixados. Exemplos deles são o Tesouro Selic e títulos bancários como CDBs, LCIs, LCAs com rendimentos atrelados ao CDI. Já para objetivos

Diversifique para não perder o retorno já recebido

No momento do reinvestimento, é muito importante também ficar atento a diversificação da carteira de investimento. O recomendado é que as pessoas procurem sempre em produtos financeiros diferentes, que também dependam de diferentes setores da economia. Desta forma, a pessoa não ficará dependendo apenas do resultado de um determinado setor para que seus investimentos continuem crescendo.

A criação de uma carteira mais diversificada terá como principal objetivo trazer mais opções de rentabilidade, o que deve ser interessante especialmente para os investimentos a longo prazo, uma vez que quanto mais o dinheiro for aplicado, maiores serão os problemas que poderão acontecer na economia de uma forma geral e os possíveis efeitos nos investimentos.

Confira os prazos de resgate

Um novo investimento vai acarretar em novas datas e prazos, o que deve acabar impactando especialmente na Liquidez. Por conta disso, é muito importante também analisar com cuidado os novos prazos de resgate, para saber se eles serão interessantes para os objetivos de uma forma geral.

Quando as pessoas precisam do dinheiro para objetivos mais a curto prazo, é importante que as opções de investimento precisam ser de maior liquidez, ou seja, que possam ser resgatados a qualquer momento. Somente desta forma as pessoas poderão aproveitar as oportunidades sem atrapalhar a estratégia de uma forma geral.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.