O que são e como funcionam os fundos de investimento?
Saiba como se tornar um investidor de fundos de forma simples e prática
Os fundos de investimento são alguns dos tipos de investimentos considerados mais comuns no país. Saiba que para se ter ideia, apenas no final de 2016 houve mais de R$ 3,3 trilhões aplicados nos fundos de investimento.
O que é o fundo de investimento?
Este serve como um mecanismo para reunir o dinheiro de muitas pessoas, que são chamadas de cotistas, com o objetivo de contratar um gestor para cuidar do dinheiro que ali estiver investido. O objetivo final destes cotistas é obter ganhos a partir da aplicação dos mercados financeiros.
Ao adquirir as cotas de um fundo, os cotistas aceitam as suas regras de funcionamento, entre elas a aplicação, os resgates, horários, custos, entre outras coisas, e a partir disto passam a pagar por uma taxa de administração para que um administrador venha a coordenar o funcionamento dos fundos.
A partir desta forma de investimento coletiva, é possível aplicar vários tipos de produtos financeiros, com muitos graus de rentabilidade e risco, sem a necessidade de grandes valores, o melhor é que você poderá terceirizar o trabalho de gestão para um bom profissional.
Qual a importância e quem é o gestor de fundos?
Saiba que nos fundos de investimentos, os gestores servem como os profissionais que são responsáveis por gerar a rentabilidade e controlar todo o risco da carteira. Eles poderão acompanhar de forma diária os recursos de fundos, avaliando opções existente, acontecimentos de economia, e ainda contam com o poder para tomada de decisões de investimentos com dinheiro de cotistas.
A partir do momento que você decide colocar dinheiro em fundos, o que você está fazendo nada mais é do que contratar um gestor para tomar decisões sobre como e onde aplicar seu dinheiro.