O que significa render 100% do CDI? Entenda como funciona esse índice

Contas digitais acabaram popularizando este termo.

Publicado em 06/09/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os bancos digitais acabaram popularizando alguns serviços para os clientes, bem como algumas mudanças no formato de serviços e produtos que sempre foram oferecidos, mas que agora acabaram ganhando novas funcionalidades a partir das tecnologias. E uma das formas de atrair novos usuários, além de garantir uma gratuidade no uso da conta administrada completamente pelo smartphone, é a conta com rendimento automático.

O que significa render 100% do CDI? Entenda como funciona esse índice

Essa não pode ser considerada como uma grande novidade dentro do segmento financeiro, uma vez que os clientes dos bancos tradicionais acabaram oferecendo determinadas opções de contas que rendiam, como as poupanças. Mas esse rendimento, além de ficar muitas vezes abaixo da inflação, acabavam ficando restritos às contas que tinham determinadas particularidades e que nem sempre podiam ser utilizadas como conta corrente.

Anúncios

Mas as contas digitais com rendimento automático funcionam de uma forma diferente. A ideia é manter o dinheiro parado em uma conta que pode ser movimentada a qualquer momento para que ele cresça de maneia automática, com os rendimentos que são depositados todos os dias.

E um dos termos que essas contas acabaram ajudando a popularizar é o rendimento de “100% do CDI”. Algumas contas acabam oferecendo mais do que isso, em alguns casos chegando até 110% do CDI. Mas, na prática, o que isso significa? Antes de mais nada, é preciso entender o que é o CDI.

O que é o CDI?

CDI é uma sigla que se tornou bastante famosa no mercado financeiro, e que significa Certificado de Depósito Interbancário. Esse é um título emitido pelos bancos no curtíssimo prazo para emprestarem dinheiro uns aos outros a determinada taxa de juros. Essas transações que acontecem ente os bancos e que faz parte de todo o funcionamento do complexo sistema econômico.

Anúncios

E para regular essas transações que são feitas entre as instituições financeiras existe a chamada taxa DI, que representa os juros médios dos empréstimos entre os bancos, assim como é uma referência diária para rentabilidade dos investimentos de Renda Fixa. Portanto, é uma taxa que acaba se tornando uma importante referência para os serviços financeiros.

E essa taxa sempre acompanha muito de perto uma outra taxa bastante famosa no mercado financeiro atual, que é a Selic. Essa última é administrada pelo Banco Central e que basicamente representa os juros básicos da economia brasileira, se tornando inclusive uma ferramenta para controle da inflação.

Então, na prática, quando existe uma alteração na Selic existe também uma alteração na CDI.

Quanto rende o dinheiro depositado na conta com 100% do CDI?

O dinheiro que fica parado nessa conta, ou que acaba sendo aplicado em um determinado investimento que também acabe levando em consideração a DI, deve render o percentual cheio da DI. Por exemplo, se a taxa DI está fixada em 10,40% ao ano, o dinheiro parado na conta vai ter o mesmo rendimento, aumentando em 10,40% se ficar parado ao longo de um ano inteiro.

Como as contas com investimento acabam tendo liquidez diária, este percentual acaba sendo dividido em um índice atualizado todos os dias, e que representa um determinado crescimento financeiro ao longo de um dia útil no mercado.

Como calcular outros rendimentos de CDI?

Mas nem sempre as contas com rendimento automático acabam oferecendo 100% do CDI como retorno para os seus investidores. Em alguns casos elas podem acabar fixando um índice maior, o que acaba sendo feito especialmente para conseguir angariar mais clientes. É possível encontrar contas que oferecem 101% do CDI, ou 110% do CDI, dentre outras possíveis taxas.

A conta para saber quando um determinado valor depositado nessa conta é basicamente a mesma, com uma operação simples. Mas, em todos os casos, é fundamental que as pessoas consigam obter o DI que está devidamente aplicado no mercado financeiro quando a aplicação for feita.

Por exemplo, para calcular um rendimento de 105% do CDI, a fórmula matemática que deve ser utilizada é basicamente 1,05 × DI. Se a taxa de DI estiver sendo praticada em 10,40% no momento, então o rendimento anual dos valores que forem ali depositados será de 10,92%.

Normalmente os aplicativos das próprias contas digitais com rendimento oferecem as informações necessárias para que as pessoas consigam saber exatamente quando elas vão receber.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.