Perfil de Investidor: Entenda a importância de definir o seu.
Aprender a ganhar dinheiro com as opções de investimentos é fundamental na conquista da independência financeira.
Investir dinheiro nem sempre foi um assunto presente no dia a dia das famílias. Durante muito tempo a ideia de investimento estava muito vinculada a ideia de que apenas pessoas ou famílias que tinham muito dinheiro poderiam se dar ao luxo de pensar em formas de investimento, ou seja, fazer com que uma determinada quantia trabalhe para gerar rendimentos.
Mas, nas últimas décadas, o conceito de investimento se tornou muito mais popular. Diversas opções surgiram, tanto oferecidas pelas instituições financeiras quanto pelos próprios governos, que encontraram nelas formas de financiar os sus projetos. Essas opções acabaram se tornando mais acessíveis não apenas para os mais ricos, mas também para a classe média e até os que são considerados como de baixa renda, mas que podem utilizar essas opções como parte de um planejamento financeiro.
Mas, justamente pelo surgimento de diversas opções de investimento, se tornou ainda mais necessário que as pessoas passassem a entender mais sobre o mundo das finanças e como elas funcionam. E uma das primeiras lições a serem aprendidas é que investimentos sempre terão uma taxa de risco.
Mas, assim como em tudo na vida, existem aquelas pessoas que estão mais dispostas a correr determinados tipos de riscos. Os motivos são os mais variados, podendo estar relacionado ao momento de vida, ou se a pessoa já tem um determinado patrimônio seguro que permite com que ele arrisque uma parte, ou simplesmente por características comportamentais da própria pessoa.
Basicamente, no mundo dos investimentos, isso acaba sendo chamado de perfil de investidor.
Para que servem os perfis de investidores?
Um perfil de investidor seve basicamente para conseguir incluir a pessoa dentro de um determinado grupo que geralmente é reunido de acordo com suas características em relação a capacidade e disponibilidade em assumir riscos quando o assunto é investimento. A partir do entendimento de em qual grupo as pessoas podem ser melhor encaixadas, existem determinados tipos de investimentos que podem ser apontados como os mais indicados.
Existem diversas formas de se identificar em um determinado perfil de investidor, mas existem algumas perguntas podem ser feitas para a própria pessoa com o objetivo de que ela se entenda melhor neste aspecto.
Por exemplo, entre as situações expostas abaixo, qual você prefere?
- a) 100% de chance de ganhar 10%
- b) Possibilidade de ganhar entre 5% e 20%
- c) Possibilidade de ganhar entre 0% e 25%
- d) Possibilidade de perder 10% ou ganhar até 40%
É claro que elas acabam tornando a situação, de uma forma geral, um pouco mais simples do que ela realmente é. Mas pode ajudar bastante no começo de um entendimento de como a pessoa se enxerga como uma investidora.
Principais perfis de investidores:
Conservador
São pessoas que acabam demonstrando uma baixa tolerância com a ideia de perda de dinheiro. Na verdade, em muitos casos elas realmente não possuem qualquer apreço a ideia de correr este risco. Por isso, os investimentos que ela vai fazer sempre serão aqueles que oferecem uma baixa possibilidade de perda, mas também um retorno financeiro menor. Estes investimentos estão muito mais relacionados a ideia de guardar ou proteger o dinheiro do que ganhar algo propriamente dito.
Moderado
Já este perfil pode ser considerado o meio termo, o que geralmente é recomendado para quem está pensando em começar a investir mas que já conta com um mínimo de organização e planejamento financeiro da sua vida como um todo. Estas pessoas não abrem mão da segurança em relação ao seu patrimônio, mas também não querem deixar passar oportunidades nas quais elas acabam tendo uma chance maior de ganhar dinheiro.
Agressivo
Já essas pessoas são aquelas que estão dispostas a ganhar mais dinheiro e, para isso, podem arriscar sem nenhum problema. Na grande maioria dos casos estamos falando de pessoas que já possuem um determinado patrimônio garantido e que também já conta com alguma experiencia no mundo dos investimentos. Mas também existem casos nos quais as pessoas realmente acabam apenas tendo a coragem de arriscar, sem pensar muito nas consequências.
Independente do perfil, é muito importante que as pessoas se conheçam para identificar em qual deles se encaixa e quais seriam os tipos de investimentos mais indicados.