Pump and Dump: entenda como funciona este golpe
Prática ilegal acaba prejudicando investidores e o mercado de uma forma geral.
O mercado de investimentos conta com uma série de regras que visa especialmente resguardar o sistema e tornar ele o mais “justo” possível, se é que essa palavra possa ser utilizada em um mercado como esse. E, como não poderia deixar de acontecer com qualquer atividade comercial desenvolvida pela humanidade, existem sempre aqueles que tentam obter vantagens utilizando de práticas consideradas como ilegais.

Um dos golpes que acabaram ficando mais em evidencia nos últimos meses dentro do mundo dos investimentos é chamado de Pump and Dump. Ele acabou se tornando praticado com mais frequência especialmente em função dele ter características que acabam sendo muito comuns para determinados tipos de ativos que se tornaram mais populares, como as criptomoedas e também outros tipos de ativos digitais.
O que é Pum and Dump?
A tradução deste termo em inglês já acaba dando indícios do que ele se trata, já que no português ele poderia ser traduzido como algo do tipo “inflar e largar”. Ele basicamente acontece quando existe uma sobrevalorização no preço de uma ação ou outro ativo financeiro por meio de declarações enganosas, como boatos ou notícias falsas.
Basicamente ele está relacionado a outras práticas que são consideradas como fraudulentas e que tentam ser combatidas há algum tempo nas diversas esferas do mundo de investimentos, que estão relacionadas a informações e notícias falsas que acabam interferindo diretamente na forma como o valor daquele ativo acaba sendo criado.
Os responsáveis pelo esquema geralmente criam um sistema, que pode envolver um grande numero de pessoas, para promover um determinado tipo de ativo, encorajando junto a ação de outros investidores para que eles comprem os mesmos diante destes valores que não são considerados como reais. Desta forma, eles conseguem ir aumentando o valor dos ativos através do próprio movimento de compra dos investidores.
A partir do momento que o ativo atinge um determinado valor, que acaba sendo definido pelas pessoas que comandam a fraude, essas pessoas realizam um movimento rápido de venda das suas participações ou dos seus ativos. E isso faz com que o valor do mesmo despenque de forma abrupta, causando prejuízo para os investidores que não estão inseridos dentro do esquema.
Pum and Dump é considerado ilegal?
Essa prática poderia ser comparada com determinadas atividades que são consideradas como especulação e que acabam sendo consideradas como legais em diversos países. Mas especificamente o Dump and Dump acaba sendo caracterizado como um conjunto de práticas que tem como finalidade ganhar dinheiro em cima do prejuízo de outras pessoas, e por isso é considerado como crime financeiro em diversos mercados.
Um dos principais motivos que tornam essa prática como criminosa é uma definição da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ela afirma que apenas analistas credenciados e com certificação podem recomendar ações e outros ativos. Mas isso acabou se tornando um tipo de definição que não acompanhou a evolução da sociedade e da tecnologia de uma forma geral. Hoje em dia, por exemplo, muitos decidem investir a partir das dicas e indicações de influenciadores digitais. E nem sempre as pessoas que consomem aquele conteúdo acabam sabendo se aquele influenciador está recebendo algum benefício extra apenas por indicar aquela compra.
Como se proteger do Pump and Dump?
Para se proteger deste tipo de golpe, as pessoas que estão começando neste mundo de investimentos devem tomar alguns cuidados:
Pesquise em fontes confiáveis – Antes de mais nada, as pessoas devem pesquisar bastante sobre um determinado ativo antes de fazer a sua compra. Mas é importante que essa seja uma pesquisa completa, levando em consideração fontes confiáveis, e não indo atrás apenas de um determinado influenciador digital.
Desconfie dos exageros – É importante sempre redobrar a atenção quando as pessoas se deparam com ofertas e promessas milagrosas e com muitas vantagens adicionais diante de um cenário de mercado considerado como convencional. Se as informações sobre um ativo parecem muito boas para ser verdade, provavelmente é porque não são verídicas. Neste ponto, o ceticismo e a desconfiança devem sempre prevalecer.
Diversifique os investimentos – Mesmo que a pessoa esteja disposta a arriscar diante da possibilidade de determinados investimentos, é fundamental não apostar todas as fichas em um ativo específico. Mesmo para escolhas consideradas como confiáveis no mercado, a dica é sempre diversificar não apenas para se proteger de possíveis golpes, mas também de qualquer movimento de mercado que possa ser considerado diferente do esperado.