Saiba como investir em Debêntures
A partir de agora você vai entender praticamente tudo sobre os títulos, e a forma de investir com total segurança e rentabilidade.
Os Debêntures são um tipo de investimento mencionado de forma frequente no mercado financeiro, em contrapartida, seu significado não acontece de forma tão simples como o de produtos de renda fixa, como por exemplo o CDB, o Tesouro Direto ou mesmo as Letras de Crédito por exemplo.
Mas o que são os debêntures?
Os debêntures são um título de dívida, onde seus investimentos servem como um tipo de empréstimo para uma empresa determinada que não seja um tipo de instituição financeira, ou mesmo uma instituição de crédito imobiliário por exemplo.
A partir disto, o investidor acaba se tornando um credor da empresa em questão e recebe a partir disto os juros fixos, ou mesmo os juros variáveis no final dos períodos escolhidos.
Os títulos de debêntures podem ocorrer de duas maneiras:
Os títulos conversíveis
Estes que poderão ser convertidos em ações diversas da empresa emissora, ao final dos períodos ou mesmo em prazos estabelecidos.
Os títulos simples
Estes não podem ser devidamente convertidos em ações.
Estes títulos são devidamente emitidos de forma direta com a empresa, e possuem um pouco mais de flexibilidade do que uma LCA ou LCI por exemplo. Entre as características dos títulos temos uma definição na emissão, mas poderão ser devidamente negociadas de forma periódica entre os debenturistas e as empresas se estas julgarem isto necessário.
Como funcionam os rendimentos dos debêntures?
Assim como ocorre com os diversos produtos de renda fixa do mercado, o rendimento destes títulos dependem basicamente do papel, mas acabam se parecendo muito com o tesouro direto, estes são divididos em títulos prefixados, pós fixados e híbridos.
Sobre os títulos prefixados
Estes títulos possuem uma modalidade e uma rentabilidade que é acordada no ato de sua emissão. Os seus rendimentos serão de uma taxa de juros devidamente combinadas e por isso você deverá saber o rendimento a receber ao final dos períodos ainda na hora de compra.
Os títulos pós fixados
Para a situação de uma modalidade pós fixada, as rentabilidades destes títulos estão atreladas a indexadores como por exemplo o CDI, ou mesmo a taxa SELIC por este motivo você não sabe de forma prévia como o indexador deverá progredir no mercado, e apenas entenderá sobre o rendimento no vencimento ou nos resgates de títulos.
Os títulos híbridos
Esta modalidade é como uma espécie de união do prefixado e do pós fixado. Ou seja, você deverá receber uma taxa de juros devidamente combinada e acrescida de percentuais de indexadores, entre eles podemos citar o IPCA. Nesta situação a rentabilidade possui uma oscilação e você apenas deverá saber o quanto irá receber no final do período estipulado para investimentos.
Quais os riscos de investir em Debêntures?
Saiba que os maiores riscos de investir nos debentures são os riscos de crédito, ou seja, de a empresa não realizar os devidos pagamentos por seus investimentos.
Para esta situação é importante ter todo o cuidado para escolher o seu título, e assim diminuir a possiblidade de calote. Nesta situação é fundamental contar com a ajuda de especialistas, principalmente porque este tipo de investimento não possui uma proteção do Fundo Garantidor de crédito.
Entre outros cuidados necessários podemos citar o tempo de investimento, já que assim se tem o risco de precisar do dinheiro de forma adiantada do prazo de vencimento. Caso isto ocorra, você terá de vender seus títulos e poderá ter um impacto na sua rentabilidade final.
Existem ainda outros tipos de riscos, entre eles podemos citar o risco financeiro da empresa, o risco de juros, e o risco cambial.