Stop Loss: Entenda este conceito para quem investe em ações

Ordem ajuda a evitar muitos dos riscos com esse tipo de operação.

Publicado em 22/05/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Investir no mercado de ações é o objetivo de muitas pessoas que começam a estudar mais sobre as diferentes formas que as pessoas possuem de colocar o seu dinheiro para trabalhar. Mesmo sendo considerado como um tipo de investimento mais complexo e de alto risco, existe ainda todo um apelo popular que faz com que as pessoas realmente tenham interesse em começar a operar.

Stop Loss: Entenda este conceito para quem investe em ações

Mas, ao entrar neste mundo da bolsa de valores, as pessoas precisam parar para entender e aprender sobre os principais conceitos que geralmente acabam sendo abordados no sistema de uma forma geral. Alguns termos acabam sendo utilizados com uma certa frequência e podem acabar fazendo com que os iniciantes se sintam um tanto quanto perdidos.

Anúncios

Um destes termos que precisam ser compreendidos é Stop Loss, uma ordem que acaba sendo muito importante para quem está começando a investir no mundo de ações, especialmente para quem quer reduzir os riscos de perdas.

O que é a Ordem Stop Loss

A tradução literal para este termo é “parar perda”, o que acaba já sendo considerado como uma explicação do que ela faz na prática. Basicamente é uma ordem automática de venda que o investidor pode programar diretamente junto à instituição financeira ou ao banco que realiza a corretagem para operar na bolsa de valores.

Com isso, o recurso pode ser muito interessante para os investidores que estão dispostos a aceitar determinados riscos de perdas quando o investimento é feito nas ações, mas que também quer ter um maior controle em relação a quantidade máxima de dinheiro que ele aceita perder nesta operação.

Como funciona o Stop Loss

Anúncios

Este é um sistema que funciona basicamente para gerenciar perdas e ganhos financeiros. Desta forma, a ordem acaba sendo convertida em uma espécie de garantia de que as perdas sejam paralisadas imediatamente a partir do momento em que elas chegam um terminado patamar.

Geralmente essa é uma opção que pode ser encontrada diretamente nas plataformas de que são utilizadas para compra e venda das ações. Nas corretoras que oferecem sistemas de corretagem no estilo home brocker, no qual as pessoas acabam tendo um controle maior das operações que são feitas, essa é uma opção que pode ser acionada na plataforma.

Quando a ordem Stop Loss é cadastrada no sistema, o investidor terá que informar o Valor de Disparo e o Preço de Limite, que são os dois parâmetros que serão levados em consideração pelo sistema para que as negociações sejam paralisadas.

Qual a importância de programar uma Ordem Stop Loss

Este é um sistema muito importante para os investidores dentro de uma estratégia que vai impedir que ele perca todo o seu patrimônio diante de um investimento que teve um movimento de queda abrupta. Este é um mercado que depende muito de tudo o que acontece no mundo, e o mercado pode ser implacável em determinadas situações.

Por isso, a Ordem de Stop Loss acaba sendo a garantia de que a estratégia do investidor de fato será cumprida, mesmo diante de um movimento de mercado que seja completamente desfavorável.

Vale lembrar que ninguém deve entrar em um investimento achando que vai perder dinheiro. Mas um investidor inteligente sempre será aquele que vai conseguir ter uma leitura completa de todos os cenários que se apresentam no mercado como um todo, incluindo as possibilidades reais de perdas que podem surgir.

Cuidados ao configurar uma Ordem de Stop Loss

No momento de configurar uma Stop Loss na plataforma utilizada pelo investidor. Antes de mais nada, existe uma informação que deve ser cadastrada que é o Valor de Disparo. Este deve ser considerado como o valor de gatilho. Sempre que passar de um valor, a ação deverá ser a de venda automática. Lembrando que o valor é equivalente ao custo unitário da ação, e não da operação como um todo.

Também é possível configurar uma duração, que será o tempo que a Ordem terá validade. Geralmente as plataformas permitem que as pessoas escolham uma opção para renovar o tempo e também a visam quando a Ordem estiver vencendo.

Já no momento de definir o chamado Limite de Perda, a dica dos especialistas é que ele deve ser configurado entre 3 a 5% se o investidor costuma negociar muito em bolsa ou 10% a 15% se o investidor negocia menos na bolsa.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.