Vai investir? Conheça a opção e Fundo Multimercado.
Confira como funciona este tipo de aplicação e saiba se ela vale a pena.
O fundo multimercados pode ser uma excelente opção de investimento para quem está procurando por uma opção interessante para conseguir diversificar a carteira de uma forma geral. Ter uma variedade de investimentos é considerado como essencial para qualquer pessoa que está começando, mas nem essas pessoas acabam tendo o conhecimento suficiente para buscar essa opções com segurança.
Ao optar pelos fundos de multimercados, elas acabam já escolhendo um tipo de investimento que tem na diversificação a sua principal característica. Neste caso, as pessoas podem conseguir resultados melhores do que os investimentos mais tradicionais, ao mesmo tempo que também conseguem manter um determinado nível de segurança.
Entenda o que é o fundo multimercado
Essa é uma categoria de investimentos que geralmente era levada em consideração como uma opção somente pelas pessoas que estão mais por dentro do que acontecia no mundo dos investimentos e que já tinham alguma experiencia neste tipo de operação, mas que nos últimos tempos se tornou muito mais popular, especialmente diante de toda a assistência que a corretoras e instituições financeiras acabam dando.
Neste tipo de investimento, existe um mis de diferentes classes de outros tipos de investimentos, o que acaba sendo criado sempre com o foco no aumento da rentabilidade mas sempre com um risco mais controlado, o que faz com que as pessoas tenham mais chances de ganhar dinheiro acima dos investimentos convencionais, mas que não corram tantos riscos como investimentos considerados mais ousados.
Portanto, quando as pessoas escolhem por essas opções elas estão optando por investir em uma mescla incluindo ações, CDBs, títulos públicos ou privados, debêntures, entre outros. Mas, é sempre importante salientar que mesmo que estes mix sejam pensados de uma forma a minimizar os riscos, eles ainda se tornam mais arriscados do que investimentos em renda fixa, por exemplo.
Como funcionam os fundos multimercados?
Estes fundos acabam sendo criados a partir a reunião de recursos de diversos investidores para aplicação conjunta no mercado financeiro e também no de capitais. Sendo assim, tanto os ganhos quanto as perdas acabam sendo compartilhados entre todos os cotistas do fundo. Portanto, não deixa de ser um investimento em grupo, e, portanto, os investidores individuais acabam não tendo tanto poder de decisão.
No caso, todas as decisões que são tomadas referentes a este tipo de investimento acabam sendo feitas de modo indireto. Ou seja, o cotista acaba tendo um poder de decisão que realmente fica muito mais restrito, sendo inviável que ele escolha diferentes opções de mercados para que o dinheiro seja alocado, por exemplo.
Todo fundo multimercado conta com um gestor, que geralmente é uma instituição financeira ou uma corretora de investimentos, sendo essa figura a responsável pela compra e também pela venda dos ativos do Fundo multimercado. Essa figura escolhe em quais ações aquele fundo vai colocar seus recursos, por exemplo.
O gestor acaba tendo a liberdade, ao longo do processo, de mudar a composição dos investimentos, de acordo com as mudanças que podem acontecer no cenário econômico. E isso pode ser feito inclusive depois que o dinheiro é aplicado. E como existem diferentes regras de investimento, uma vez que trata-se de um mix, o gestor possui mais liberdade para definir as estratégias.
Quanto custa investir em fundos multimercados?
Neste tipo de investimento acabam incidindo algumas taxas que devem ser levadas em consideração. Dentre as mais comuns temos as seguintes:
- Taxa de administração: cobrada para pagar as instituições responsáveis pela gestão, distribuição e administração dos fundos.
- Taxa de performance: taxa cobrada quando investimentos superam alguns índices do mercado financeiro.
- Taxa de saída: cobrada quando o resgate das cotas é feito antes do prazo acordado no momento da aplicação.
- IOF: O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é cobrado quando o resgate do investimento é feito antes do prazo de 30 dias da aplicação e pode variar de 96% a 3%.
Vale a pena investir em Fundos Multimercado?
Este investimento acaba valendo a pena para os investidores que querem diversificar seu patrimônio mas que não possuem tempo e nem conhecimento de escolher as melhores opções e criar seu próprio mix.
É recomendado para os investidores que já possem uma reserva de emergência em investimentos que são considerados como mais seguros e também para aqueles que confiam em gestores de fundos para apostar seu dinheiro.