Vale a pena investir em LCA? Entenda como funciona

Opção está diretamente relacionada com o mercado do agronegócio brasileiro.

Publicado em 27/09/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Existem muitas opções de investimentos que podem ser encontrados no mercado financeiro nos dias de hoje. Muitas delas estão disponíveis há muito tempo, mas acabaram se tornando mais conhecidas com as mudanças que a tecnologia trouxe para as movimentações envolvendo ativos. Entender as características das principais opções é fundamental para quem está interessado, de fato, em ganhar dinheiro.

Vale a pena investir em LCA? Entenda como funciona
Créditos: Divulgação

Uma das opções de investimentos é a LCA, ativo que está diretamente relacionado ao mercado do agronegócio. Aprenda mais sobre como funciona e se vale a pena ter essas letras de crédito na sua carteira.

O que é a LCA?

Anúncios

Antes de mais nada, para entender como um determinado investimento funciona é importante aprender o que está por trás da sigla. LCA significa Letras de Crédito do Agronegócio. É um tipo de ativo emitido por instituições que oferecem crédito para o financiamento das atividades de empresas que operam no agronegócio no Brasil.

O dinheiro que é captado através da LCA pode ser repassado tanto para as cooperativas quanto diretamente para os produtores rurais que buscam esse dinheiro, seja para conseguir investir no negócio e aumentar sua produção ou então para conseguir dinheiro e se recuperar de uma determinada situação negativa.

Ao investir em LCA, o investidor adquire um título junto ao banco ou à instituição financeira que oferece essas linhas de crédito destinadas ao agro. O dinheiro fica rendendo durante todo esse período até uma determinada data de vencimento. Nesse dia, o investidor realiza o resgate, tendo acesso ao valor completo investido e mais os juros pagos.

Quanto rende uma LCA?

Anúncios

Os números exatos referentes a quanto uma letra de crédito rende acabam variando bastante de acordo com o título adquirido e também com a data de vencimento. Mas existem basicamente três formas de rentabilidade que podem ser encontradas no mercado, sendo que elas definem como esse cálculo será feito:

  • LCA pós-fixada: A rentabilidade está vinculada à variação de um índice de referência, geralmente o CDI. Isso significa que os rendimentos acompanham a performance desse indicador.
  • LCA pré-fixada: Nesse tipo de remuneração, a taxa de retorno é definida no momento da aplicação. Você já sabe o valor que receberá no futuro, independentemente das variações do mercado.
  • LCA híbrida: A modalidade híbrida combina uma taxa pré-fixada e outra que segue um referencial econômico, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Quando uma LCA pode ser resgatada?

A LCA está inserida na categoria de investimentos de renda fixa, uma vez que no momento que o investidor adquire o ativo ele sabe exatamente como será feito o cálculo e poderá ter uma informação muito aproximada do rendimento real. Mas isso não significa que ele seja igual a todos os outros tipos de investimentos nessa categoria.

A LCA, por exemplo, não possui a chamada liquidez diária que alguns CDBs possuem, por exemplo. Isso significa que o investidor não vai conseguir resgatar esses valores a qualquer momento. Na verdade, toda a rentabilidade ficará disponível apenas na data de vencimento da Letra de Crédito. Algumas LCAs até permitem que esse resgate aconteça de forma antecipada, mas isso, quase sempre, vai acabar levando as pessoas a perderem dinheiro, uma vez que a rentabilidade do período deixa de ser contabilizada.

Principais vantagens do investimento em LCA

Isenção de Imposto de Renda: De acordo com as regras que são adotadas atualmente pela Receita Federal, o investimento feito em LCA acaba sendo isento do Imposto de Renda. Sendo assim, o investidor consegue ficar com uma quantidade maior de toda a rentabilidade oferecida, diferentemente de outras opções que geram cobrança de imposto.

Garantia do FGC: Os investimentos que são feitos em LCA também contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Isso significa que, em caso de falência do emissor do título, você tem o direito de receber o valor investido de volta, até o limite de R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira.

Rentabilidade com segurança: Esse é considerado um investimento seguro para aquelas pessoas que possuem um perfil mais conservador, mas consegue entregar uma rentabilidade acima da média de outras opções, como a poupança.

Como escolher uma LCA para investir?

Dentro dessa categoria o investidor também poderá escolher entre algumas opções disponíveis no mercado. Para conseguir chegar na melhor opção, é necessário levar em consideração algumas das características do investimento, incluindo:

  • Prazo;
  • Rentabilidade;
  • Liquidez;
  • Solidez da instituição emissora do título.

E todas essas características também devem ser analisadas de acordo com a estratégia de investimento que está sendo adotada pela pessoa naquele momento. Se o foco for juntar dinheiro por mais tempo, a dica é sempre buscar uma LCA com prazo maior, que oferece mais rentabilidade. Agora, caso o dinheiro seja necessário em um período menor, pode ser interessante buscar aquelas com prazos mais curtos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.