Governo reduz taxa máxima de juros do empréstimo consignado do INSS

Confira os novos valores que foram definidos para os bancos que oferecem o empréstimo para os beneficiários.

Publicado em 27/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os aposentados e pensionistas que recebem seus rendimentos através do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, receberam uma boa notícia do governo federal nesta semana. De acordo com uma nova resolução que foi feita do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), um novo teto na taxa de juros cobrado dos empréstimos consignados foi definido.

Governo reduz taxa máxima de juros do empréstimo consignado do INSS

A entidade promoveu mais uma redução nestes juros que são cobrados das pessoas que solicitam este empréstimo. A partir desta nova resolução, este limite passa a ser de 1,72%. Já para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice máximo caiu de 2,61% para 2,55% ao mês. Os novos valores começam a valer cinco dias úteis após a publicação da resolução do Conselho. Votou contra a redução o representante do sistema financeiro.

Anúncios

A queda está sendo considerada como uma vitória especialmente para os aposentados e pensionistas, que acabam sendo o público que normalmente tem acesso a este tipo de empréstimo. “Nós entendemos que essa redução acompanha o momento que nosso país está vivendo, de redução dos juros e aquecimento da economia”, disse Carlos Lupi, ministro da Previdência Social.

Junto com essa decisão, o CNPS também criou um grupo de trabalho que terá como principal objetivo estudar a criação de uma metodologia permanente para reajustar as taxas máximas de juros do consignado. A partir da criação deste grupo as pessoas poderão aprofundar a discussão sobre como deixar este crédito mais barato para os clientes.

Lembrando que a partir do site do INSS e do aplicativo Meu INSS os beneficiários podem ter acesso a taxa de juros que está sendo cobrada por todas as instituições financeiras que atuam no mercado de crédito brasileiro. Desta forma, é possível verificar qual banco oferece as melhores taxas e decidir em qual será tomado o empréstimo, ou ainda quando vale a pena fazer a portabilidade.

Dicas para não se enrolar com os empréstimos consignados

Anúncios

Mesmo com as mais recentes decisões de parte do governo que reduziram os limites de taxas e juros cobrados nos empréstimos consignados do INSS, os beneficiários devem tomar cuidado ainda com este tipo de crédito, uma vez que os pagamentos das parcelas podem acabar comprometendo bastante a renda dos aposentados e pensionistas.

Confia algumas dicas para que as pessoas não acabem comprometendo demais as suas contas do dia a dia com o pagamento dos empréstimos:

Faça uma análise do orçamento

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas façam uma boa análise do orçamento antes de solicitar qualquer tipo de empréstimo desta natureza, mas especialmente aqueles que vão acabar sendo cobrados ao longo de muito tempo. Neste caso, é fundamental fazer as contas para saber se, de fato, vai sobrar dinheiro no final do mês para os pagamentos das parcelas, lembrando que este tipo de empréstimo acaba cobrando as parcelas diretamente do contracheque, sem que o dinheiro vá parar na conta do beneficiário.

Compare as diferentes opções disponíveis

Além de tomar uma decisão consciente em relação a tomada deste tipo de empréstimo, é muito importante que os clientes parem para pesquisar as diferentes opções disponíveis no mercado. O valor definido como teto para cobrança de juros neste tipo de empréstimo é o máximo que os bancos podem cobrar, mas não significa que não existam opções mais baratas, já que as instituições financeiras também precisam oferecer diferenciais para conseguirem mais clientes.

Leia atentamente sempre o contrato

A partir do momento da tomada do empréstimo os clientes possuem o direito de não apenas obter uma cópia do contrato, que descreve todos os compromissos que ele assume a partir daquele momento, como também de tirar todas as suas dúvidas sobre a transação, mesmo que a contratação esteja sendo feita através de alguma modalidade online de atendimento.

Tome cuidado com os intermediários

É muito importante que as pessoas também tomem os devidos cuidados com os intermediários, que prometem oferecer empréstimos em nome de outras empresas. Existem diversas empresas que acabam cobrando taxas acima do limite justamente servindo como intermediária para os clientes que não tomam o empréstimo diretamente com o banco em questão. Além disso, também é fundamental redobrar os cuidados com determinados golpes que acontecem no mercado, incluindo empresas que exigem depósitos antecipados.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.