ETF de Bitcoin: saiba o que é e saiba como investir.

Entenda como funciona essa opção de investimento destinado a pessoas com mais conhecimento na área.

Publicado em 26/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Bitcoin se tornou uma palavra muito conhecida das pessoas de uma forma geral, mesmo dentre aquelas que nunca tiveram este tipo de moeda em sua posse ou mesmo entenda como funciona um tipo de dinheiro que só existe no mundo virtual, não é controlado por nenhuma instituição ou governo e que ainda pode se tornar extremamente valorizado.

ETF de Bitcoin: saiba o que é e saiba como investir.

Mas ela acabou se tornando a definição de moeda virtual diante da comunidade de uma forma geral, mesmo que ela seja apenas uma entre as mais variadas moedas que podem ser encontradas no mundo hoje em dia e que acaba tendo as mesmas características de uma moeda que não existe no mundo físico.

Anúncios

A partir da popularização desta moeda, além de ser possível utilizar a mesma nas mais variadas operações comerciais e transações que acontecem no mundo virtual, o Bitcoin também acabou se transformando em uma opção de investimento, a partir justamente deste movimento de flutuação de valor que pode fazer com que a moeda ganhe ou perca valor durante um determinado período de tempo.

Dentro deste contexto surge a ETF de Bitcoin.

O que é ETF de Bitcoin?

Eles são fundos negociados dentro do mercado de bolsas de valores e que acabam tendo como principal finalidade acompanhar as variações de preço do ativo. A partir destas características, um ETF acaba funcionando basicamente como uma opção de investimento no ativo, mas sem que a pessoa tenha que necessariamente fazer a compra da criptomoeda diretamente, bem como administrar uma carteira virtual, nas quais estas moedas acabam sendo mantidas.

Anúncios

As ETFs, de uma forma geral, acabam sendo bastante comum no segmento de investimentos de varejo, uma vez que elas acabam se tornando uma forma de apostar em uma cesta de ativos, diversificando a carteira de investimentos e fazendo com que as pessoas acabem tendo diferentes opções de ganhos ou de perdas, dependendo das movimentações que acontecem.

Especificamente, um ETF de BTC acompanha o preço da maior criptomoeda do mercado e permite que traders comprem ou vendam o valor mobiliário em uma bolsa de valores ao longo do dia. Ele pode ser liquidado em dinheiro ou fisicamente — ou seja, ao sair, investidores recebem moeda fiduciária ou BTC, respectivamente.

Quem pode investir em ETF de Bitcoin?

Diferentemente de algumas opções de investimentos que devem ser feitos nesta área de criptomoedas ou de ações de uma forma geral, para que um determinado investidor adquira uma ETF não é necessário ter certificação. Ou seja, na prática, qualquer pessoa que tenha fundos pode investir neste tipo de opção.

Mas para começar a ter acesso a este tipo de investimento as pessoas devem abrir uma conta em uma corretora online que tenha acesso as ETFs. Geralmente as corretoras que atuam de forma online oferecem este tipo de produto para os investidores. Além disso, as pessoas ainda podem utilizar os serviços de trading, inclusive com muitos deles oferecendo acesso através de aplicativos disponíveis para smartphones.

Principais vantagens de investir em ETFs de Bitcoin

Os investidores não precisam passar por todo o procedimento de administração das criptomoedas, que exigem inclusive que as pessoas mantenham uma carteira virtual que deve ser guardada em um dispositivo que ofereça uma certa segurança de acesso;

Geralmente este é um procedimento que atualmente pode ser feito de uma forma muito simples e segura através das corretoras online;

Os investidores acabam tendo orientações mais claras de como proceder em relação ao pagamento de taxas e impostos a partir do momento que opta por estes investimentos;

Principais desvantagens das ETFs de Bitcoin

Só podem ser compradas e vendidas durante o horário comercial de mercado, seguindo basicamente o funcionamento do mercado de bolsa de valores;

ETFs cobram taxas de administração, diferentemente de manter uma cota de Bitcoin de forma independente, que não gera nenhum tipo de custo de segurança e manutenção para os investidores;

É preciso fornecer dados de identificação do cliente no momento da compra das ETFs, o que acaba indo justamente no sentido contrário das propostas da criptomoedas, que é justamente permitir determinadas transações de forma anônima.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.