Saiba como se prevenir de golpes com seu cartão de aproximação

Tecnologia pode acabar trazendo alguns riscos para os usuários.

Publicado em 07/02/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O avançar da tecnologia permitiu com que os pagamentos digitais se tornassem muito mais frequentes na rotina dos consumidores. Os cartões, de uma forma geral, já faziam parte da rotina dos brasileiros há algumas décadas, mas nos últimos tempos eles se tornaram muito mais rápidos e passaram a se utilizar de novas tecnologias para tornar os pagamentos mais ágeis também.

Saiba como se prevenir de golpes com seu cartão de aproximação

O pagamento por aproximação, por exemplo, acabou se tornando a tecnologia mais recente que está amplamente difundida entre os usuários. Basicamente ela permite com que as pessoas façam pagamento utilizando seus cartões de crédito ou de débito apenas aproximando ele da máquina, sem que seja preciso inserir o cartão ou mesmo digitar alguma senha.

Anúncios

Mas, mesmo que este tipo de pagamento por aproximação esteja cada vez mais inserido na rotina dos consumidores, existem muitas pessoas que ainda acabam tendo um pouco de medo ou de receio em passar a utilizá-lo. Afinal de contas, teoricamente qualquer pessoa que esteja de posse do cartão, que foi feito para ser apenas de utilização pessoal, faça os pagamentos, uma vez que não é necessária a utilização de uma senha para que seja autorizado.

Por isso, existe a possibilidade de acontecer alguns golpes. Mas, antes entrar nas dicas de proteção para este tipo de cartão, entenda melhor como essa tecnologia funciona:

Como funciona o pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação nos cartões de crédito ou de débito pode ser feito através de uma tecnologia chamada de Near Field Communication (NFC). Basicamente é uma forma de comunicação feita para que funciona apenas em curtas distâncias e que contém uma série de criptografias e outros sistemas de segurança que ajudam a combater possíveis fraudes.

Anúncios

A tecnologia NFC pode ser encontrada não apenas nos cartões e nas máquinas que recebem este tipo de pagamento, mas também nos smartphones mais modernos. Assim, acaba sendo possível o pagamento não apenas por aproximação do cartão na sua forma física da máquina, mas também dos telefones através de aplicativos próprios, chamados de carteiras virtuais. Atualmente os mais conhecidos são Apple Pay, Google Pau e Samsung Pay.

O cartão por aproximação é seguro?

De uma forma geral, esta é uma forma de pagamento que é segura sim, mas que exige apenas algumas mudanças na forma como as pessoas utilizam o cartão. Os cartões mais antigos acabavam transferindo boa parte da responsabilidade, em relação a segurança, para os usuários, já que a senha basicamente era a barreira que podia permitir ou barrar uma compra.

Com os cartões por aproximação, muitos mecanismos de segurança acabam sendo internos da tecnologia da operadora. A grande maioria delas oferecem apps que permitem o bloqueio rapidamente de um cartão, por exemplo. Outras tecnologias analisam as transações feitas pelos clientes e pode barrar ou autorizar uma determinada compra caso seja identificado algo fora do que é considerado normal.

Dicas para se prevenir de golpes

Mesmo com toda essa tecnologia, é sempre importante tomar cuidado com os cartões. E um dos primeiros cuidados está relacionado ao local onde a pessoa costuma guarda-lo. É muito importante que ele esteja sempre bem protegido, de preferência dentro de uma carteira, pois, apesar de ser uma chance baixa, existe a possibilidade de alguém passar uma máquina perto do local onde o cartão está e um pagamento ser feito.

Inclusive é possível encontrar, com uma certa facilidade, para comprar algumas capas e carteiras que contam com uma tecnologia que bloqueiam a comunicação. Geralmente ela é chamada de tecnologia RFID e consegue bloquear qualquer tipo de conexão que seja feita por radio frequência, que é basicamente aa forma como a comunicação acontece entre as máquinas e os cartões.

Nunca deixe de utilizar o recurso de bloqueio dos cartões, que geralmente podem ser encontrados nos apps próprios de cada bandeira ou operadora. Alguns apps oferecem apenas a opção de bloqueio geral, enquanto que outros contam com opções mais específicas, como o bloqueio apenas do pagamento através da aproximação. Dessa forma, os pagamentos terão que se feitos apenas mediante apresentação de senha.

Também é sempre muito importante habilitar notificações no celular para cada transação feita nos cartões, o que permite um acompanhamento em tempo real de qualquer movimentação.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.