MEI poderá financiar casa própria. Confira como funciona este crédito.
Profissionais autônomos contam com condições mais facilitadas para solicitar este tipo de financiamento.
A busca pela casa própria ainda é considerado como um dos grandes sonhos das pessoas que vivem no Brasil. Ao mesmo tempo essa acaba sendo uma tarefa realmente nada fácil, uma vez que não apenas os custos dos imóveis estarem cada vez mais elevados, especialmente nas grandes cidades, mas também o custo do crédito que também está bem caro.
Mas mesmo com estes grandes custos que acabam estando envolvidos nas operações de crédito, que permitem com que as pessoas tenham acesso aos parcelamentos, essa acaba realmente sendo a única possibilidade que as famílias acabam tendo de obter o seu imóvel próprio, assumindo uma dívida que, em muitos casos, deve ser paga em décadas.
O financiamento dos imóveis é feito pelas instituições financeiras. A forma como essa contratação acaba sendo feita varia de caso para caso na compra do imóvel. Quando as pessoas estão comprando uma casa ou um apartamento novo, por exemplo, geralmente são as construtoras que acabam indicando os bancos parceiros que serão os responsáveis pelo financiamento.
Já quando as pessoas estão buscando um imóvel usado, os compradores geralmente acabam tendo mais liberdade para escolher aquela instituição financeira que seja considerada como a mais interessante, em termos de custos ou de vantagens oferecidas para os clientes, e que vai se tornar a garantidora da operação.
Mas, em todos os casos, as pessoas ac abam tendo que passar por um processo de análise financeira que tem como principal objetivo verificar as condições financeiras do comprador. Além de estar com o seu nome limpo, essas pessoas também devem comprovar que terão capacidade financeira de manter os pagamentos das parcelas.
E isso geralmente acaba sendo feito a partir das comprovações de entradas financeiras. Os bancos geralmente pedem comprovante de renda, sendo que os salários que são pagos para os trabalhadores geralmente são os principais documentos solicitados. E isso faz com que os profissionais que trabalham de forma autônoma, incluindo o MEI, tenham problemas para fazer este tipo de operação.
Mas recentemente o governo têm feito alguns esforços com o principal objetivo de justamente facilitar a vida de quem está querendo adquirir a sua casa própria sendo MEI. Não foram criadas leis específicas ou regras para atender as demandas destas pessoas, mas foram criadas algumas orientações para os bancos públicos começarem a analisar e levar em consideração outros documentos de comprovação de renda, e isso fez com que os outros bancos privados também passassem a seguir as mesmas orientações.
Como garantir financiamento imobiliário sendo MEI
Para garantir o financiamento do imóvel, os profissionais que trabalham como MEI deverão apresentar alguns outros tipos de documentos que acabam comprovando que eles, de fato, acabam tendo uma determinada quantidade de rendimentos que permita com que ele consiga incorporar os valores das parcelas.
Isso pode ser feito a partir da apresentação das declarações anuais ou dos extratos bancários das contas financeiras que o MEI utiliza no dia a dia para suas operações. Nesta categoria, existem pelo menos três tipos de documentos que acabam sendo aceitos pelas instituições financeiras:
Declaração de Imposto de Renda, Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) e os já mencionados extratos bancários.
Além disso, os bancos também acabam exigindo alguns outros elementos que são considerados importantes, como a comprovação de que essa pessoa atua como MEI em um período a partir dos sies meses. Também acaba sendo necessário a apresentação dos documentos que sejam considerados como básicos para identificação do MEI, bem como comprovantes de residência.
No processo de avaliação, de acordo com os especialistas, não acabam sendo levados em consideração apenas os números que constam nestes documentos, mas também outros fatores, incluindo a análise se esta empresa pode ser considerada como consolidada, o que diminui os riscos das variações de renda.
Lembrando que o MEI também pode aproveitar as condições oferecidas pelo Minha Casa, Minha Vida, desde que as pessoas consigam comprovar os rendimentos da sua empresa que fiquem nos limites estipulados pelo programa para garantir os benefícios.