Quer abrir uma empresa? Confira 7 opções lucrativas para pequenas cidades
Conheça alguns negócios interessantes para cidades menores.
Empreender é o sonho de muitas pessoas e, em muitos casos, acaba se tornando uma necessidade, especialmente diante de um cenário no qual as pessoas acabam tendo mais dificuldade para conseguir um emprego de carteira assinada, por exemplo. Mas ter um negócio próprio pode ser interessante para quem quer mais autonomia, ou simplesmente quer ter a chance de ganhar mais sem depender do mercado de trabalho de uma forma geral.
Quando as pessoas moram em cidades pequenas, empreender pode acabar se tornando um desafio adicional. Com menos pessoas como potenciais clientes, será preciso entender bem o mercado para oferecer um tipo de produto ou serviço que realmente esteja sendo procurado pelas pessoas que moram na região.
Além disso, também existe sempre o aspecto da concorrência que precisa ser levado em consideração no momento da abertura de qualquer negócio. Como a quantidade de pessoas circulando é menor, será preciso entender bem se os concorrentes já estabelecidos no negócio não vão se tornar uma barreira de entrada.
Para quem quer ter sugestões de negócios, confira algumas ideias interessantes para empreender em cidades pequenas:
Mercearias
A venda de produtos relacionados a alimentação é sempre muito procurada, independente do local onde a pessoa está. Por isso, as mercearias e os pequenos mercados costumam sempre ser negócios lucrativos. Eles podem ser criados para atender as necessidades de uma determinada região, como ruas ou bairros, e conseguem ser sustentáveis, desde que tenham uma gestão inteligente e que ofereça preços competitivos.
Creches
As pessoas precisam trabalhar nas cidades pequenas também, e existe uma carência de serviços públicos em grande parte destes pequenos municípios. Diante disso, pode ser interessante abrir negócios que supram essas necessidades, como creches. Os locais precisam estar preparados para receber e ficar com crianças enquanto seus pais trabalham. Mas é preciso ter um bom investimento no local para que ele seja seguro para os pequenos.
Manutenção residencial
Os serviços de manutenção residencial também costumam ser procurados nas cidades pequenas, especialmente nos locais onde existe uma maior concentração de pessoas idosas, que não conseguem fazer mais muitas coisas relacionadas a reparos. Empreender nesta área significa disponibilizar serviços de eletricista, bombeiro hidráulico, dentre outros.
Marcenarias
Apesar de exigir que as pessoas tenham mais conhecimento na produção e manutenção de determinados objetos de madeira, além de um maior investimento em relação as máquinas que precisam ser utilizadas, para quem tem algum conhecimento pode ser muito interessante ter um serviço de marcenaria. Dentre os serviços que podem ser oferecidos nestas empresas estão consertos e reparos, além da criação de móveis planejados, algo que gera certa procura entre o público.
Escola de futebol
O futebol segue sendo o esporte mais popular em todo o Brasil, e crianças e jovens ainda acabam tendo o sonho de se tornarem jogadores profissionais para conseguir uma vida financeira melhor. E, nas cidades do interior, o mercado costuma ser mais restrito, uma vez que os locais não costumam ter grandes clubes ou times. Mas os talentos podem nascer em qualquer lugar, e ter escolas que podem servir até mesmo como peneiras para times estruturados pode ser um negócio lucrativo.
Serviços de design e impressão
Abrir negócios que sirvam de apoio para o surgimento de outros tipos de negócios também é um nicho muito interessante que pode ser explorado. As empresas que nascem precisam, na grande maioria dos casos, criar materiais de divulgação, como folhetos, banners, dentre outros. Por isso, criar empresas que ofereçam tanto o serviço de criação e design e também a impressão dos materiais pode se tornar um bom negócio. Inclusive essa mesma empresa pode acabar sendo utilizada para imprimir jornais e informativos locais, que ainda são muito populares nas cidades pequenas.
Pet Shop
Os animais de estimação também se tornaram membros importantes das famílias das pessoas que moram nas cidades pequenas, e não apenas nas cidades grandes. E essas pessoas podem acabar tendo mais dificuldade de encontrar determinados serviços para os seus pets, como banho e tosa. Por isso, este negócio também pode ser muito lucrativo nas cidades do interior. Oferecer diferenciais como busca e entrega dos animais também pode ajudar a fidelizar os clientes.