Bancos estão mudando datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito? Entenda!

Constatação foi feita pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

Publicado em 10/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Nas últimas semanas muitos consumidores estão percebendo algumas mudanças no funcionamento dos seus cartões de crédito, mais especificamente com relação a data do fechamento da fatura, uma informação sempre importante que acaba dando uma referência para quando os consumidores podem fazer suas compras para cobrança apenas na fatura do mês seguinte.

Bancos estão mudando datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito? Entenda!

A constatação de que realmente estão havendo mudanças na data do fechamento dos cartões de crédito foi também feita pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). De acordo com um levantamento que foi feito pela ONG que tem como principal objetivo defender os direitos dos consumidores, muitas alterações estão sendo feitas sem prévio aviso aos consumidores.

Anúncios

Além disso, uma outra constatação feita pela ONG é de que todas as mudanças que estão sendo feitas acabam reduzindo o prazo entre o momento em que acontece o fechamento da fatura e a data de vencimento para o pagamento da fatura referente as compras que foram feitas até aquele período.

Em média, o tempo entre o fechamento e a data de vencimento da fatura ficava em 40 dias. E isso geralmente aparece nos materiais de divulgação e de marketing dos próprios cartões. Quando eles anunciam que uma das suas principais vantagens é até 45 dias para pagar a compra ou a primeira parcela de um parcelamento, a empresa está se referindo justamente a este prazo.

Entenda como a mudança impacta no pagamento da fatura

A partir do momento em que uma fatura fecha, todas as compras feitas serão cobradas apenas na fatura seguinte. Por exemplo, se uma fatura tem como data de pagamento o dia 15 de cada mês, e o vencimento da fatura está agendado para o dia 5, significa que todas as compras feitas neste período de 10 dias vão entrar apenas na fatura seguinte. Com isso, se a compra acaba sendo feita no dia 5 e o pagamento no dia 15 do outro mês, o prazo fica, em média, de 40 dias para o pagamento efetivo, variando de acordo com a quantidade de dias do mês em questão.

Anúncios

Segundo o levantamento que foi feito pelo Idec junto a consumidores que registraram a reclamação, as alterações estão sendo feitas de forma silenciosa, sendo que cada um dos bancos está adotando diferentes datas para o fechamento do cartão. Eles possuem autonomia para isso, mas o problema é quando as mudanças acontecem sem a viso e quando existe algum tipo de propaganda que não esteja sendo cumprida.

O que os bancos afirmam?

De acordo com um levantamento feito pelo portal G1, dos bancos que foram consultados e que enviaram respostas para os jornalistas, apenas o Itaú confirmou que estava fazendo mudanças nas datas. Nubank e Bradesco responderam afirmando que não estavam fazendo mudanças nas datas.

Já o Itaú enviou o seguinte comunicado:

“O Itaú Unibanco informa que está realizando uma alteração no período de fechamento da fatura de seus cartões, que passou a acontecer oito dias antes do vencimento da fatura.

Mesmo com a mudança, os cartões do Itaú seguem com um dos maiores intervalos do mercado entre fechamento da fatura e seu pagamento.

A alteração, motivada principalmente pela substituição de faturas em papel pelas digitais, não impacta suas as datas de vencimento, que permanecem as mesmas. A mudança está em andamento e deve chegar a todos os clientes nos próximos meses.

O Itaú reforça seu compromisso com a transparência e, por isso, tem comunicado os clientes sobre a situação com antecedência em diversos canais, como e-mail, SMS, aplicativos e com aviso em todas as faturas.

A melhor data de compra também é atualizada com antecedência nos canais digitais, para que os clientes possam se programar. Nossa equipe está disponível nos canais de atendimento para esclarecer eventuais dúvidas.”

O que fazer em caso de mudanças?

O Idec orienta os consumidores para que eles fiquem de olho em todas as movimentações que estão sendo feitas no seu cartão e se aconteceu qualquer mudança. Hoje em dia a maioria dos apps contam com aplicativos que informam a data de fechamento da fatura, e isso facilita para que o consumidor consiga identificar qualquer alteração feita.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.