Como fazer pix parcelado com o PicPay?
Saiba como parcelar o pix utilizando os serviços desta carteira digital.
Fazer pagamentos com Pix se tornou rotina para a grande maioria dos brasileiros. E isso acaba sendo confirmado a partir das informações que foram divulgadas pelo Banco Central e que confirma que esta forma já é considerada como a transação eletrônica mais utilizada do Brasil, superando até mesmo as compras feitas no cartão de crédito ou no cartão de débito.
Um dos motivos que acabaram tornando o Pix tão presente na vida dos brasileiros é o fato de ser completamente gratuito e não ter mínimo de envio. Desta forma, as pessoas podem fazer pequenos pagamentos e transferências no dia a dia com o Pix, como o pagamento das passagens de transporte público, por exemplo. Além disso, o Pix também pode ser utilizado, da mesma forma, tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas, permitindo que os pagamentos para aquelas profissionais liberais também sejam feitos através desta forma.
Mas uma das grandes dificuldades do Pix para aqueles pagamentos e aquelas transferências mais volumosas em termos de recursos é o fato dele funcionar da mesma forma que uma compra no cartão de débito. Ou seja, a pessoa precisa ter o dinheiro disponível, sendo que a quantia total acaba sendo debitada no momento em que o Pix for enviado. E, caso a pessoa não tenha estes recursos disponíveis, o Pix acaba não sendo efetivado.
Foi pensando em aumentar as possibilidades de pagamentos e transferências que podem ser feitas com o Pix, alguns bancos e carteiras digitais passaram a oferecer para os clientes a possibilidade de fazer um Pix parcelado. Basicamente ela funciona, para quem recebem, dá mesma forma que o Pix convencional, sendo que o total destinado entra na conta no mesmo instante que a transação é finalizada.
Mas, para quem faz a transferência, o sistema funciona de uma forma diferente. Antes de mais nada, não é preciso ter o dinheiro disponível na conta, uma vez que ele não é descontado diretamente. As instituições financeiras que contam com este serviço oferecem uma forma de garantia de crédito, que vai acabar garantindo a operação.
Alguns bancos, por exemplo, tratam o Pix parcelado como se fosse uma linha de crédito pessoal. O cliente faz o Pix, e no mesmo instante ele está contratando um empréstimo, cujo valor integral será enviado na operação, e a cobrança será feita através das parcelas, definidas no momento do envio. Taxas e juros acabam sendo cobradas, dependendo do valor da transação e também da quantidade de parcelas.
Mas também existe a possibilidade de fazer o Pix parcelado com a utilização de um cartão de crédito, que é a forma como o PicPay oferece este serviço.
Como funciona o Pix parcelado pelo PicPay
O PicPay funciona como uma carteira digital, mas que nos dias de hoje conta também com uma série de possibilidades, incluindo as de contas digitais. Mas ele também permite que as pessoas cadastrem seus cartões de crédito para que sejam feitas as mais variadas operações, incluindo compras e pagamentos.
O Pix parcelado oferecido pelo PicPay também utiliza o cartão de crédito cadastrado na conta do cliente. Basicamente ele funciona como uma compra qualquer no cartão. Ao enviar o Pix, a pessoa recebe o dinheiro na sua conta na mesma hora, mas o pagamento será feito apenas no fechamento da fatura do cartão. Os clientes podem parcelar em até 12 vezes, e os valores dos juros e das taxas variam de acordo com o valor transferido e as parcelas.
Como fazer pix parcelado pelo PicPay?
- Na tela inicial do aplicativo, acesse Pix e selecione como deseja pagar - você pode fazer o envio por chave Pix ou dados bancários, escanear um QR Code ou inserir um código Pix Copia e Cola;
- Digite o valor do pagamento;
- Se o valor for maior que o saldo que você tem na Carteira, a forma de pagamento vai mudar automaticamente para saldo + cartão, mas você também pode tocar na forma de pagamento e desabilitar o saldo para pagar apenas com cartão;
- Defina o número de parcelas, confira as informações sobre as taxas do cartão, toque em Pagar e confirme o pagamento com senha ou biometria.