Dívidas do começo do ano: Confira dicas para se organizar e pagar tudo

Início do ano geralmente é marcado por algumas contas importantes.

Publicado em 06/02/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Se o final do ano geralmente é marcado, do ponto de vista financeiro, pela entrada de alguns recursos extras que acabam sendo muito importantes para as famílias e para a economia de uma forma geral, como o 13º salário ou o pagamento de férias para quem costuma sair neste período, o começo do ano costuma ser marcado pelo oposto, ou seja, pelo pagamento de uma série de contas extras.

Dívidas do começo do ano: Confira dicas para se organizar e pagar tudo

Geralmente as contas deste começo do ano são relativas ao pagamento de determinados tipos de impostos ou também de determinados tipos de serviços que costumam realizar uma cobrança que vai permitir o seu fornecimento por um determinado período, como a matrícula escolar.

Anúncios

Por isso, é muito importante que as pessoas se organizem sempre visando todas essas contas. Afinal de contas, a educação financeira realmente não é o forte da grande maioria dos brasileiros e este período é marcado por uma série de acontecimentos que fazem com que as finanças saiam um pouco da rotina, como festas de final de ano, férias, 13º salário, contas, etc.

Principais contas do começo do ano

O IPTU é uma das contas mais comuns na vida dos brasileiros no começo do ano e que significa Imposto Predial e Territorial Urbano. É um tipo de imposto que, de acordo com a legislação brasileira, é de responsabilidade dos municípios e que é cobrado de todas as pessoas que possuem imóveis registrados em áreas urbanas. Geralmente o IPTU pode ser pago em uma parcela única no começo do ano, geralmente com algum desconto, ou então parcelado ao longo dos próximos meses.

Outro imposto que é lançado aos brasileiros no final do ano ou no começo do ano é o IPVA, que é o correspondente do IPTU mas relacionado aos veículos. Ou seja, todo os brasileiros que possuem em seu nome modelos de carro, moto, van, caminhão, dentre outros veículos, devem fazer o pagamento deste imposto, que é de responsabilidade dos estados. Este imposto é calculado de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Anúncios

Os mais variados tipos de seguros que as pessoas fazem para proteger o seu patrimônio geralmente são renovados no começo de cada ano, uma vez que eles possuem a validade pelo período de 12 meses seguintes. Dentre os tipos de seguros mais comuns que podem ser encontrados no mercado estão os de automóvel, de vida, residencial, de celular, etc.

Os pais que possem filhos ou adultos responsáveis por crianças ou jovens que estudam na rede privada de ensino geralmente precisam fazer o pagamento de uma taxa que é chamada de matrícula no começo de cada ano. Este é o pagamento que garante a vaga do estudante naquela instituição, uma vez que os pagamentos também devem ser feitos mensalmente, pelo menos na maioria dos casos.

Dicas para organizar os pagamentos das contas de começo do ano

Conheça as dívidas

Estas são contas que, mesmo que apareçam apenas anualmente, são rotineiras. Ou seja, não podem ser consideradas como contas surpresas Geralmente todo mundo sabe as contas que terão que ser pagas e, na maioria dos casos, é possível saber o valor delas com alguns meses de antecedência. Salvo alguns impostos que demoram um pouco mais a serem calculados ou quando existem mudanças drásticas nos itens adquiridos ou nas matrículas das escolas ou universidades, é possível ter uma boa noção do que deverá ser pago.

Separe o 13º salário

Caso essas dívidas comprometam os valores que as pessoas recebem normalmente como rendimento mensal, é muito importante utilizar o 13º salário para quitar as mesmas.

Pague em 1 vez

Ao utilizar o dinheiro do 13º salário, acaba sendo mais simples fazer o pagamento em uma única vez as contas. E isso acaba se tornando muito benéfico por diferentes motivos. O principal deles é a obtenção de um desconto que pode realmente valer a pena. Além disso, o parcelamento impede que as pessoas tenham compromissos de conta assumidos para o restante do ano, já que nunca se sabe o que pode acontecer no futuro e que pode fazer com que a família tenha problemas em se manter financeiramente.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.