7 dicas fundamentais para abrir e manter um bar de sucesso

Negócio é considerado como um dos mais populares do Brasil.

Publicado em 23/03/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O bar, que pode receber os mais variados tipos de nomes, é um tipo de negócio muito popular no Brasil. Na verdade, ter um local onde as pessoas podem ir para curtir alguns momentos, sendo sozinha ou com um grupo de amigos, e apreciar bebidas e determinados tipos de comida, é uma característica das mais variedades sociedades e foi observado em diversos momentos da nossa evolução como humanidade.

7 dicas fundamentais para abrir e manter um bar de sucesso

Não é a toa que este ainda é o tipo de negócio escolhido por grande parte dos brasileiros que desejam empreender. Desde os mais simples bares, que costumam ser chamados de botecos, que possuem como foco o atendimento de pessoas de uma baixa econômica mais baixas, até os grandes bares temáticos que ficam atender uma comada mais abastada da população, é um negócio que pode se tornar tremendamente lucrativo, desde que os empreendedores encarem, logo de cara, uma das principais características do setor: a grande concorrência.

Anúncios

Para quem está pensando em abrir um bar com foco no diferencial, confira algumas dicas importantes que podem fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.

Defina um estilo para o seu bar

Antes de mais nada, como as pessoas querem abrir um bar que consiga se diferenciar dos seus concorrentes, um dos primeiros passos é pensar no estilo que ele terá. Essa ideia pode ser a partir do gosto pessoal do empresário, ou ainda pode ser uma demanda que foi identificada em um determinado local. Mas é muito importante que os empresários tenham realmente em mente que estilo vai acabar ajudando, inclusive, na tomada de outras decisões. Só é preciso tomar cuidado ao nichar demais o bar, pois este pode acabar sendo um risco de redução na quantidade de clientes.

Fique de olho nos pontos de concentração

A localização é outro ponto muito importante de qualquer bar, especialmente no começo, quando ele ainda não é um local famoso. Por isso, pode ser interessante buscar locais próximos de pontos de concentração de pessoas que podem se tornar clientes. É o caso de Universidades ou grandes centros comerciais, por exemplo. Os empresários também podem optar em abrir o bar em locais onde existem diversos bares. Neste caso, pode ser que exista uma maior concentração de pessoas, mas também pode ser mais competitivo disputar com os bares mais antigos.

Faça boas parcerias

Anúncios

Um dos grandes segredos dos lucros de qualquer empresa do segmento de alimentação, na qual o bar acaba se incluindo, é justamente conseguir fechar boas parcerias com os fornecedores. Com isso, o bar vai conseguir ou oferecer preços mais em conta para os seus clientes ou aumentar a margem de lucro, o que sempre vai variar de acordo com o perfil do cliente.

Crie experiencias

Junto com a segmentação do bar também acaba sendo possível criar determinadas experiencias que vão ajudar as pessoas a chegar no seu bar. Muitas delas já são bem tradicionais, como a exibição de jogos esportivos. Mas não significa que somente este tipo de conteúdo pode ser exibido, outros eventos, como episódios finais de séries famosas ou ainda transmissão de premiações importantes, podem ser utilizadas como atrativos, de acordo com o perfil do cliente do bar.

Promova eventos

Os eventos também acabam sendo muito interessantes para chamar pessoas para dentro do bar e fidelizar o cliente. Estes eventos podem ser promovidos tanto pelo próprio bar como também por empresas ou pessoas parceiras. Pode ser um evento aberto com uma atração diferenciada, ou um evento fechado que cobre ingresso.

Otimize o funcionamento do espaço

Além dos eventos que podem ser promovidos no mesmo horário de funcionamento do bar, os empresários também podem otimizar a utilização do seu espaço em outros horários, abrindo para eventos corporativos durante o dia, por exemplo. Cada vez mais empresas procuram espaços externos para fazer as mais variadas comemorações, e é uma forma de tornar o bar conhecido daquelas pessoas.

Crie um menu personalizado

O cardápio de um bar, tanto na parte de bebidas quando nas comidas, deve ser um mix entre aqueles itens que costumam ter mais saída e que geralmente as pessoas pedem nestes locais, com alguns itens especiais e exclusivos. Estes podem acabar se tornando diferenciais, ou seja, um motivo para que os clientes procurem aquele bar em específico, e não o concorrente ao lado.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.