Ideias para empreender do zero e com pouco dinheiro

Confira estratégias para conseguir iniciar seu negócio sem ter muito capital.

Publicado em 01/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Empreender é o sonho de muitas pessoas, mas também não é uma tarefa nada fácil. Da vontade e da ideia inicial até o dia em que o negócio começa a faturar existe um longo e complexo caminho que vai deixando muita gente para trás. E um dos primeiros obstáculos acaba sendo justamente o dinheiro que precisa ser utilizado para iniciar e manter um negócio.

Ideias para empreender do zero e com pouco dinheiro

Afinal de contas, empreender nada mais é do que uma das inúmeras possibilidades de investimento. Ou seja, as pessoas aplicam uma determinada quantidade de dinheiro em um determinado ativo que, espera-se, retorne não apenas o montante aplicado como passe a gerar mais dinheiro.

Anúncios

E acaba sendo justamente no momento em que as pessoas se deparam com essas necessidades de aporte financeiro é que os problemas surgem, especialmente quando existe um empreendimento por necessidade. Nesta categoria estão pessoas que simplesmente estão começando um negócio novo por não encontrar outras oportunidades de renda.

Além de todo planejamento e estudos que são fundamentais para qualquer pessoa que vai empreender, independente da área, existem determinadas ideias e segmentos que podem ser interessantes para quem vai começar com pouco dinheiro e que precisa de uma maior probabilidade de sucesso no negócio.

Confira algumas ideias para quem deseja começar a empreender com pouco dinheiro:

E-commerce e produtos digitais

Anúncios

Uma forma de começar a vender qualquer tipo de produto ou serviço com um investimento muito mais baixo é apostar nas mais variadas soluções online que existem no mercado. Os consumidores estão cada vez mais presentes e confiantes nas transações feitas na internet, o que abre diferentes oportunidades de mercado.

Mas ainda se torna mais barato quando as pessoas começam a vender infoprodutos, que basicamente não oferecem custo de aquisição e as pessoas ainda não precisam se preocupar com outras etapas da compra e venda de produtos físicos pela internet, como estoque e envio.

Neste segmento entram itens como produtos de design, materiais em PDF, ou qualquer outro tipo de produto digital. Este é um mercado em crescimento, com cada vez mais pessoas passando a adquirir diferentes formas de conteúdo neste formato, deixando de lado os elementos mais físicos.

Marketing Digital

A área de Marketing Digital é ampla, contando com diversos segmentos que as pessoas podem atuar. Mas, além disso, também é uma área gigante em termos de mercado, uma vez que todo mundo precisa estar presente, de alguma forma, neste mundo digital. Determinadas atividades podem acabar exigindo um conhecimento mais técnico, mas existem outras que as pessoas podem acabar trabalhando apenas com um conhecimento mais básico.

Um bom exemplo é a gestão de redes sociais. Muitos profissionais e donos de empresa simplesmente não possuem interesse ou tempo de fazer algo básico, como fazer uns posts de vez em quando nas suas contas e interagir com os seguidores. E este tipo de atividade pode acabar sendo uma boa oportunidade de empreender.

Ramo alimentício

Se existe um segmento da economia que passa imune às mais variadas crises econômicas e sociais é o da comida. Nos dias de hoje, as pessoas estão cada vez mais interessadas em receber uma opção de refeição pronta nas suas casas do que ficar cozinhando, até mesmo para que elas tenham tempo de fazer outras coisas. Por isso, o segmento de entrega de comida, dos mais variados tipos, acaba sendo interessante.

Este é um ramo que também acaba exigindo um investimento, mas ele costuma ser mais baixo. No começo, é possível que as pessoas trabalhem com baixas quantidades de opções e com foco na qualidade, para não precisar comprar muitos itens que podem acabar sendo descartados. E com toda a estrutura que existe hoje em dia, como os aplicativos de entrega e os serviços de intermediação de pagamento, as pessoas podem se preocupar menos com essas questões e focar no negócio em si.

Consultorias e mentorias

Muitas pessoas decidem empreender depois de muitos anos de experiencia em alguma atividade, e toda essa bagagem pode acabar se tornando um produto de uma empresa. Neste quesito, a tecnologia também acabou tornando muito mais fácil dar aulas online, por exemplo, ou então criar cursos e vender na internet.

Neste tipo de negócio, o principal ativo acaba sendo a própria pessoa e o seu conhecimento, dispensando investimento desta natureza. Pode ser que seja necessário apenas uma determinada quantidade de dinheiro para fazer a divulgação e o marketing inicial.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.