Tempo de retorno de investimento: saiba como calcular

Tempo de payback é uma informação importante para quem está iniciando um negócio.

Publicado em 27/05/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Iniciar um determinado empreendimento é, antes de mais nada, fazer um investimento. Muitas pessoas que começam um negócio próprio acabam não tendo isso em mente, mas basicamente é necessário colocar dinheiro em outros recursos em uma determinada iniciativa e aguardar que essa alocação de recursos traga algum tipo de retorno ao longo do tempo, mediante o trabalho que será executado.

Tempo de retorno de investimento: saiba como calcular
Créditos: Depositphotos

E, como qualquer tipo de investimento, existem riscos que devem ser considerados. A partir do momento que o dinheiro sai da posse de alguém e passa a ser aplicado em algo, nem sempre o retorno pode ser positivo. Muitas vezes esse retorno pode, de fato, acontecer, mas depende de tempo.

Anúncios

Nesse cenário surge um termo que acaba se tornando bastante famoso no mundo dos negócios e do empreendedorismo de uma forma geral: payback. Ela faz parte de um conjunto de projeções que normalmente surgem em um plano de negócios e acaba sendo muito importante, especialmente a partir do momento que o empreendedor vai ao mercado para buscar parceiras ou sócios.

O que é payback?

Payback é o termo em inglês que acabou sendo adotado pelo mercado e pelo sistema financeiro como um todo e que basicamente indica o tempo médio aguardado para que um determinado negócio retorne para os empreendedores o dinheiro que foi investido. Ou seja, na prática, é basicamente o tempo que o valor alocado no começo de um negócio retorne para a conta da pessoa física.

Um exemplo prático: Se um determinado negócio exige um investimento inicial de R$ 100 mil e a projeção é que ele fature, líquido, R$ 10 mil por mês, o payback que está sendo aguardado para esse modelo é de 10 meses.

Anúncios

Mas é claro que esse acaba sendo um exemplo simples apenas para entender o conceito. Na prática, existem diversos outros fatores que devem ser levados em consideração. Além disso, também é importante ler os dados de forma correta, para que essa projeção se aproxime da realidade.

Por que é importante calcular o tempo de retorno do investimento?

Essa é uma das informações que devem constar em um bom plano de negócios, sendo muito importante justamente para que existe uma análise mais específica da viabilidade do negócio e se o mesmo pode ser devidamente inserido nos planos financeiros dos empreendedores.

Afinal de contas, é muito importante que as pessoas tenham a capacidade de conseguir transformar os recursos financeiros aplicados no negócio em um dinheiro que, de fato, esteja disponível para os pagamentos das contas e os seus demais compromissos financeiros.

Com calcular o payback de um negócio?

Existem diversas formas de calcular o tempo estimado do retorno de investimento de uma determinada iniciativa. Mas, antes de mais nada, é importante ressaltar que se trata de uma projeção, que vai depender de uma série de fatores teóricos que devem se consolidar na prática.

Uma fórmula que normalmente acaba sendo aplicada nos negócios é o cálculo de payback simples, que pode ser feito aplicando a seguinte conta:

Payback simples = investimento inicial / fluxo de caixa

Portanto, para que esse cálculo seja possível será preciso que as pessoas façam algumas outras coisas antes, incluindo a projeção de fluxo de caixa, que basicamente é a quantidade de dinheiro que vai entrar e que, de fato, estará disponível para pagar as contas da empresa.

Existe ainda uma outra forma de buscar esse payback para obter uma projeção mais realista do que, de fato, um negócio vai conseguir gerar de lucro. Nesse caso, ela leva em consideração a depreciação da moeda ao longo do tempo, devido à inflação e a outros fatores.

Antes de mais nada, será preciso aplicar um cálculo para corrigir o valor da projeção do fluxo de caixa, e a segunda é semelhante à aplicação do payback como mostramos no tópico anterior. Mas será fundamental que as pessoas consigam identificar e entender duas variáveis:

Taxa Mínima de Atratividade (TMA): representa a rentabilidade mínima para que o investimento dê um retorno positivo, podendo ser a taxa básica de juros (Selic)

Valor Presente Líquido (VPL): é o valor do fluxo de caixa, porém levando em conta a depreciação da moeda.

Pode ser que seja uma conta um pouco mais complexa de ser feita para quem está começando a empreender e quem não possui uma familiaridade com os números e com a contabilidade de uma forma geral. Por isso, nesse caso, pode ser interessante buscar a ajuda de um profissional, seja um contador ou um consultor de negócios, para que esse plano de negócios seja mais efetivo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.