Cartão do INSS: confira os tipos e como pedir em 2024

Entenda como funciona esse método de pagamentos liberado para aposentados e pensionistas.

Publicado em 01/10/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os aposentados e pensionistas possuem acesso a alguns tipos e linhas de créditos que não são liberados para as pessoas de uma forma geral. O empréstimo consignado acabou se tornando um dos mais conhecidos, que permitem com que os beneficiários tenham acesso a dinheiro rápido e mais barato do que outras opções de empréstimos que podem ser encontradas no mercado financeiro.

Cartão do INSS: confira os tipos e como pedir em 2024

E uma outra linha de crédito que também pode ser solicitada por quem recebe aposentadorias ou outros benefícios do INSS é o cartão. Ele funciona misturando elementos tanto de empréstimo consignado convencional como também o cartão de crédito convencional.

Anúncios

Vale destacar que os beneficiários devem tomar cuidado em relação aos cartões que são disponibilizados por quem é beneficiário do INSS. Existe um cartão específico que é emitido caso essas pessoas tenham algum tipo de problema com o recebimento de valores. Mas também existem os cartões consignados do INSS, que permitem com que as pessoas façam compras, sendo nesse que vamos nos concentrar neste momento.

Entenda melhor como funciona um cartão do INSS e saiba como solicitar:

Como funciona o cartão consignado do INSS?

Esse é um cartão de crédito emitido por instituições financeiras que são devidamente credenciadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social e que funcionam, no momento da compra, como um cartão de crédito convencional. Inclusive eles acabam sendo emitidos pelas mesmas bandeiras, o que garante que eles sejam aceitos pelas mesmas máquinas.

Anúncios

Esse cartão de crédito também conta com um determinado limite, sendo que todas as compras acabam sendo descontadas deste grande valor liberado para o titular. Os clientes também podem ter a opção de parcelar as compras, de acordo com os critérios que forem estabelecidos pelos vendedores.

Mas o que muda bastante em relação aos cartões de crédito convencionais é a foram como o pagamento da fatura acontece. Ao invés do cliente ter que realizar o pagamento do valor integral através do pagamento do boleto ou da fatura, o que acaba sendo o procedimento dos cartões convencionais, parte do valor completo da fatura é descontado diretamente da folha de pagamento.

Quanto é o desconto do valor da fatura do cartão na margem do consignado?

A partir do momento que o consumidor possui acesso a um cartão de crédito consignado, ele acaba tendo acesso a um limite para compras que varia de acordo com o valor que ele recebe como benefício, seja uma aposentadoria ou outros tipos de pagamentos que estão previstos dentro do regulamento do INSS.

Ao invés de receber o valor completo da fatura para que ela seja paga na data definida no momento da contratação, os clientes do cartão de crédito consignado do INSS acabam tendo um determinado valor sendo descontado diretamente da sua folha, sem que o dinheiro seja liberado na conta bancária.

Mas existem algumas regras que devem ser seguidas, especialmente em relação a margem do consignado. Da mesma forma que existe uma margem destinada aos empréstimos consignados que podem ser solicitados pelos aposentados e pensionistas, também foi criada uma margem para a utilização do cartão de crédito, com o objetivo de evitar o endividamento completo.

De acordo com as regras atuais que foram definidas pelo governo em relação aos consignados, o limite máximo de margem que é liberado para essa modalidade de pagamento é de 5% do total dos vencimentos recebidos. Mas isso não significa que este é o limite completo disponível no cartão para as compras.

Na verdade, o valor completo do limite liberado para este cartão de crédito fica a critério da instituição financeira emissora. Aquele valor da fatura que supera a margem deve ser paga pelo próprio cliente, através das formas convencionais.

Quem pode solicitar um cartão de crédito consignado do INSS?

Essa modalidade de cartão de crédito é liberada para servidores públicos (SIAPE, estaduais ou municipais), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Lembrando que, no caso dos servidores públicos na ativa, a liberação depende do convenio da instituição pagadora com a instituição financeira que emite o cartão.

Pessoas negativadas podem solicitar cartão de crédito consignado do INSS?

Um dos grandes diferenciais deste cartão de crédito consignado quando comparado com os cartões convencionais é as análises feita pelas instituições financeiras para liberação do mesmo. Normalmente pessoas que estão com o seu nome negativado acabam tendo muitas dificuldades em acessar o crédito, especialmente o cartão, que possui um índice de inadimplência muito grande.

Mas o consignado do INSS acaba normalmente sendo liberado para quem está com restrições de crédito. Mas normalmente o limite de crédito acaba sendo menor, ficando dentro da margem do consignado disponível, justamente para que as financeiras tenham uma certeza do pagamento.

E caso o cliente consiga regularizar sua situação enquanto possui um cartão ativo, é possível que ele consiga ter o seu limite ampliado.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.