Imposto de Renda 2024: confira dicas para não errar no momento da declaração
Comece a fazer o planejamento da entrega mais cedo e evite problemas com o leão.
Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2024 deve ficar atento aos prazos. O período de entrega deve começara ao longo dos dias do mês de março. As pessoas que enviam o compilado de informações antes acabam tendo acesso a determinadas vantagens, incluindo a possibilidade de receber o pagamento da restituição antes dos demais.
Mas, para conseguir fazer o Imposto de Renda sem cometer erros é preciso fazer um planejamento, começando a reunir todos os documentos que são necessários e que permitem com que as pessoas tenham acesso as informações que deverão ser utilizadas e informadas nos respectivos campos.
Afinal de contas, de nada adianta enviar a declaração com antecedência se ela tiver erros que poderão ser detectados pela análise dos sistemas de IRPF. Isso faz com que a declaração seja enviada para a malha fina, que vai exigir as devidas correções e alterações de dados e podem acabar fazendo com que o pagamento da restituição atrase.
Para quem está preocupado com possíveis atrasos e problemas na declaração do IR, confira algumas dicas:
Comece a se preparar com antecedência
Antes de mais nada, o mais recomendado sempre acaba sendo iniciar a preparação com uma certa antecedência. Somente assim as pessoas terão tempo de analisar com calma a sua declaração, diminuindo os riscos de cometer erros. Durante este tempo de preparo, as pessoas devem começar a reunir todos os documentos necessários, incluindo contracheques, comprovantes de rendimentos e investimentos, e notas fiscais de despesas com saúde e educação.
Nem todos os documentos podem estar prontos e disponíveis neste primeiro momento, mas com a lista em mãos as pessoas já podem ir correndo atrás de documentos que já estejam prontos, com os dados consolidados que deverão ser informados.
Leia sobre as mudanças de regras.
Todos os anos existem mudanças nas regras de declaração do Imposto de Renda, que vão desde as faixas de isenção que mudam e incluem mais pessoas como isentas, até alterações nos limites e nas formas como determinados gastos podem ser abatidos do valor devido.
Em todos os casos, para as pessoas que estão acostumadas a fazer as declarações, é sempre importante dar uma lida nas mudanças que valem para essa declaração de 2024. Neste ano foram consolidadas novas faixas salariais isentas e diferencial nas rendas a declarar.
Utilize a tecnologia a seu favor
Nos últimos anos a Receita Federal está investindo pesado no desenvolvimento e na disponibilização de novas tecnologias, tanto para conseguir detectar possíveis tentativas de fraudes ou problemas que afetam na declaração final, como também para facilitar a vida do contribuinte.
Por exemplo, atualmente existe um sistema de pré-preenchimento dos dados do IRPF, com base nos dados que o governo já possui em seus bancos de dados. Essa forma de preenchimento, inclusive, está sendo incentivada pela Receita Federal, com os pagamentos das restituições passando na frente.
Além disso, também existem outras tecnologias que podem acabar sendo utilizadas par ajudar na declaração, como os aplicativos dos bancos que oferecem dados consolidados mais rapidamente para a declaração.
Aproveite as deduções
Com base em todo o material pesquisado sobre as regras válidas para a declaração do Imposto de Renda para este ano, as pessoas acabam tendo acesso a todas as possíveis deduções que podem ser feitas. Elas devem ser devidamente informadas para que as pessoas não tenham que pagar valores que ficam acima do que elas realmente deveriam pagar.
É importante sempre ter em mente que todas as deduções precisam ser devidamente comprovadas. Isso geralmente é feito com as notas fiscais e comprovantes dos pagamentos. No momento da declaração, dados como CNPJ ou CPF de quem recebe estes pagamentos devem ser informados. E estes comprovantes devem ser guardados para, caso a Receita Federal exija, sejam apresentados.
Saiba quando consultar um profissional
Por último e não menos importante, é fundamental saber quando os contribuintes devem solicitar os serviços de um profissional. Neste caso, são contadores que geralmente oferecem os serviços de declaração para os clientes. Isso pode ser interessante para quem não se sente seguro de fazer por conta própria.
Mas é sempre importante lembrar que, mesmo utilizando os serviços de um contador, será preciso também apresentar todos os documentos para que os dados sejam informados no software de declaração.