Empréstimos: saiba qual o score indicado para conseguir dinheiro emprestado
Classificação acaba indicando o nível de confiabilidade dos consumidores.
Os brasileiros atualmente acabam tendo o seu histórico financeiro analisado a partir não apenas do fato do seu nome estar ou não inscrito com uma dívida ativa nos órgãos de proteção ao crédito, mas levando em consideração seus comportamentos comerciais de uma forma geral. Para isso, foram criados sistemas de pontos que são utilizados como indicadores de risco de crédito.
Atualmente o sistema de pontuação que acabou se tornando o mais comum e utilizado pelas empresas e instituições financeiras de uma forma geral é o Score do Serasa. Estes pontos podem ser consultados pelas empresas que fornecem crédito, informando quais são os riscos que estão diretamente relacionados a essa operação. E isso impacta diretamente os serviços financeiros disponibilizados para cada cliente.
No caso dos empréstimos, eles normalmente são liberados apenas para quem possui o seu nome limpo, ou seja, que não conta com nenhuma dívida inscrita em seu nome de forma ativa. Mas o limite total do crédito, as taxas de juros, os prazos para pagamentos e outros fatores podem acabar sendo influenciadas pelo Score de uma fora geral.
Entenda melhor como funciona o sistema de pontuação do Serasa e também confira quais são as faixas consideradas ideais para que as pessoas tenham acesso aos empréstimos:
O que é o Score do Serasa?
O Score de Crédito é uma ferramenta que existe em diversos países e que basicamente funciona como uma análise de risco para a oferta de crédito focada nas pessoas físicas. O sistema indica basicamente se as pessoas acabam sendo consideradas como boas ou más pagadoras. Ele foi criado justamente com o objetivo de fornecer informações mais precisas sobre o histórico financeiro daquele consumidor.
Atualmente o Score do Serasa acaba sendo o mais utilizado, mas existem outros sistemas de pontos, como o do SPC. A instituição utiliza critérios próprios para pontuar seus clientes, mas basicamente levam em conta informações tanto negativas, como as dívidas em atraso, como as positivas, como o pagamento em dia das contas.
Quais são as faixas de pontuações previstas no Score do Serasa?
O sistema utilizado pelo Serasa funciona basicamente a partir de um sistema de pontos que vai de 0 até 1000. O consumidor pode ser classificado com qualquer número dentro deste grande intervalo, sendo que ele pode acabar variando em um pouco tempo, de acordo com as movimentações financeiras que acontecem.
Mas dentro deste intervalo existem 4 faixas de pontuação que acabam oferecendo uma classificação para os consumidores. Elas estão organizadas da seguinte forma:
- Faixa 1: pontuação de 0 a 300 - Score muito baixo. Essa faixa indica grande probabilidade de inadimplência, portanto a chance de obter crédito é considerada muito baixa.
- Faixa 2: pontuação de 301 a 500 - Score baixo. Essa faixa indica considerável probabilidade de inadimplência e, consequentemente, baixa chance de obter crédito.
- Faixa 3: pontuação de 501 a 700 - Score bom. Essa faixa indica baixa probabilidade de inadimplência e, consequentemente, boa chance de conseguir crédito.
- Faixa 4: pontuação de 701 a 1000 - Score excelente. Essa faixa indica probabilidade muito baixa de inadimplência e, consequentemente, muito alta chance de obter crédito.
Qual pontuação é necessária para pedir empréstimo?
De acordo com as informações que são fornecias pelo próprio Serasa, cada instituição financeira acaba tendo a liberdade de decidir conceder empréstimos para os seus clientes, independentemente da faixa de pontuação. Mas a recomendação que a instituição acaba dando, que normalmente é seguida, é focar naqueles consumidores que estão nas suas últimas faixas, 3 e 4, com score bom e excelente.
Na faixa de pontuação 3, as instituições financeiras entendem que os consumidores ali classificados são bons pagadores. Pode ser que eles tenham tido algum problema financeiro ao longo da sua trajetória, mas a pontuação indica que isso foi resolvido. Pode ser também que a pessoa esteja no começo da sua vida financeira, ainda sem muitos dados úteis para uma análise mais profunda.
Já na faixa 5, considerada como excelente, estão aqueles consumidores que são considerados como excelentes pagadores, contando com um bom histórico de pagamentos. Isso pode fazer com que as empresas não apenas liberem maiores créditos, em termos de quantidade de dinheiro, como também juros e taxas um pouco mais acessíveis.