Como conseguir Informe de Rendimentos para Imposto de Renda 2024?

Saiba como obter documentos que permitem que a declaração seja feita.

Publicado em 05/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Com a proximidade do período de entrega do Imposto de Renda deste ano de 2024, que leva em consideração as movimentações financeiras que aconteceram ao longo do ano de 2023, os contribuintes devem começara agora a organizar todos os documentos que precisam ser utilizados no momento da declaração.

Neste primeiro momento, quando as pessoas precisam preencher os dados, de forma eletrônica, no software ou no site que permite com que o envio seja feito os contribuintes não precisam enviar nenhum tipo de documento. Mas a questão é que os dados que serão informados sempre ser exatamente iguais aos que constam nestes documentos, e que, consequentemente, serão os informados pelas outras empresas ou instituições.

Anúncios

Um dos documentos mais importantes para uma declaração do Imposto de Renda, que acaba contendo uma grande quantidade dos dados que acabam sendo solicitados no momento da declaração do Imposto de Renda, é o Informe de Rendimentos.

O que é o Informe de Rendimentos?

O Informe de rendimentos é um documento que funciona como uma espécie de comprovante que traz uma série de dados relacionados aos rendimentos que foram recebidos por uma determinada pessoa ao longo de um determinado ano. De uma forma geral, ele acaba resumindo os ganhos do ano anterior.

Como conseguir Informe de Rendimentos para Imposto de Renda 2024?

Em um Informe de Rendimentos completo constam valores recebidos bem como os saldos no período. Em geral, esses números são apresentados de forma acumulada, contando ainda com os descontos de impostos. Estes informe devem ser emitidos por cada uma das entidades que remuneram o cidadão.

Anúncios

Existem diferentes modelos do documento, mas, atualmente, a grande maioria deles acabam seguindo um formato muito parecido com o que é encontrado no software de declaração. Desta forma as pessoas conseguem preencher os dados de uma forma muito mais simples e fácil, reduzindo os riscos de erros.

Como obter os informes de rendimentos para o Imposto de Renda 2024?

De acordo com as regras que foram definidas pela Receita Federal, as empresas e os empregadores tinham até o último dia 29 de fevereiro para entregar para os seus funcionários o informe de rendimentos de seus empregados, junto com a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF).

Portanto, caso os funcionários e demais pessoas que recebem pagamentos não tenham recebido os seus devidos informes de rendimentos elas devem cobrar da empresas, pois eles possuem uma obrigação legal de entregarem este documento.

O que acontece se entregar a declaração de Imposto de Renda sem os informes de rendimentos?

Atualmente o contribuinte não acaba sendo obrigado, de acordo com as regras e com a lei, de ter este documento em mãos no momento que faz o preenchimento dos dados do Imposto de Renda. Mas a Receita não recomenda que isso seja feito desta forma.

A partir do momento que forem detectadas inconsistências nos dados declarados no momento da entrega do imposto de renda, existe uma grande chance que a mesma vá parar na malha fina. Neste caso, os contribuintes terão que corrigir os dados, e isso pode fazer com que ele demore mais para receber a restituição, por exemplo.

Outros documentos necessários para fazer o Imposto de Renda 2024

Renda

  • Informes de rendimentos de instituições financeiras, inclusive corretora de valores;
  • Informes de rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria, pensões, etc.;
  • Informes de rendimentos de aluguéis de bens móveis e imóveis recebidos de jurídicas etc.;
  • Informações e documentos de outras rendas percebidas no exercício de 2021, tais como doações, heranças, dentre outras;
  • Livro Caixa e DARFs de Carnê-Leão;
  • Informes de rendimentos de participações de programas fiscais (Nota Fiscal Paulista, Nota Fiscal Paulistana, dentre outros).

Bens e direitos

  • Documentos que comprovem a compra e venda de bens e direitos ocorridas em 2021;
  • cópia da matrícula do imóvel e/ou escritura de compra e venda;
  • boleto do IPTU;
  • documentos que comprovem a posição acionária de cada empresa, se houver.

Dívidas e ônus

  • Informações e documentos de dívida e ônus contraídos e/ou pagos em 2021.

Rendas variáveis

  • Controle de compra e venda de ações, inclusive com a apuração mensal de imposto (indispensável para o cálculo do Imposto de Renda sobre Renda Variável);
  • DARFs de Renda Variável;
  • Informes de rendimento auferido em renda variável.

Pagamentos e deduções efetuadas

  • Recibos de pagamentos de plano de saúde (com CNPJ da empresa emissora);
  • Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora);
  • Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora, com a indicação do aluno);
  • Comprovante de pagamento de previdência social e privada (com CNPJ da empresa emissora);
  • Recibos de doações efetuadas;
  • Recibos de empregada doméstica (apenas uma), contendo número NIT;
  • Recibos de pagamentos efetuados a prestadores de serviços.
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.