INSS: Saiba como solicitar pagamentos de benefícios não recebidos

Confira como pedir e receber valores que são retroativos.

Publicado em 29/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável por fazer o pagamento de uma série de benefícios que os trabalhadores acabam tendo direito de acordo com a atual legislação. A partir do momento que essas pessoas começam a contribuir ativamente com o pagamento de determinados valores, que são descontados da folha de pagamento, todos se tornam segurados e passam a contar com coberturas.

INSS: Saiba como solicitar pagamentos de benefícios não recebidos

Cada um dos benefícios oferecidos pelo INSS acaba tendo um conjunto de regras que devem ser seguidas, para que os trabalhadores consigam comprovar que estão atualmente enquadrados nas condições que que permitem com que os pagamentos sejam feitos.

Anúncios

E isso acaba sendo considerado como um dos grandes problemas do INSS: o tempo que ele leva para liberar determinados tipos e benefícios. E muitos deles acabam sendo urgentes. Por exemplo, um trabalhador que precisa se encostar pelo INSS em virtude de uma doença ou de algum problema de saúde, pode acabar ficando sem salário por alguns meses até que o pagamento do seguro comece.

Mas os trabalhadores que comprovam ter direito ao benefício em questão podem solicitar pagamentos retroativos, a partir do momento que eles demoram mais para começar. E isso pode ser feito com os mais variados tipos de pagamentos feitos pelo INSS.

Por que meu benefício ainda não começou a ser pago?

Existem diversos motivos que podem acabar fazendo com que o INSS ainda não tenha iniciado os pagamentos o benefício. Mas, na grande maioria dos casos, isso acontece basicamente em virtude de uma demora que o Instituto acaba tendo para analisar o pedido e conferir todos os documentos.

Anúncios

Hoje em dia o INSS conta com uma série de sistemas informatizados que acabam agilizando o processo de uma forma geral. Mas grande parte das liberações ainda dependem de algum tipo de trabalho e de liberação manual. Além disso, muitos ainda dependem de serviços especializados, como é o caso das perícias, que devem ser feitas pelos médicos credenciados.

Além disso, essa demora também pode acontecer em virtude de problemas no momento da solicitação ou do cadastro, o que acaba sendo bastante comum nos pedidos que são feitos online pelo próprio segurado. Em muitos casos os documentos acabam estando incompletos, ou os documentos enviados não estão sendo legíveis o suficiente.

Também existem determinados sistemas que acabam sendo acionados a partir do momento que existe alguma suspeita de fraude. Neste caso, os pedidos acabam sendo retidos para análises mais específicas, e isso leva mais tempo.

O beneficiário perde o direito aos pagamentos atrasados?

Muitos dos pagamentos os benefícios são recebidos a partir do momento que o segurado faz o pedido ou a partir do momento das datas dos documentos enviados. Por exemplo, pensão por morte, os beneficiários em questão acabam tendo direito já a partir do mês seguinte. Mas, como a liberação geralmente demora mais do que um mês, os pagamentos podem acabar atrasando.

Mas vale ressaltar que nem todos os benefícios e os pagamentos feitos pelo INSS pode ser feito de forma retroativa desta forma. Existem determinados benefícios que acabam sendo liberados apenas a partir do momento que ele de fato for liberado pelo Instituto, como a aposentadoria.

Como solicitar os pagamentos retroativos?

Os pagamentos feitos de forma retroativa não acontecem de forma automática. Ele será liberado a partir do momento que o beneficiário faz um requerimento, um procedimento que pode ser feito de forma presencial, nas agências, mas também pode ser feito pela internet.

Atualmente as solicitações feitas pela internet acabam sendo as mais rápidas, portanto este é o meio recomendado. O Portal Meu INSS conta com uma série de possibilidades, inclusive permitindo que as pessoas enviem requerimentos para que os pagamentos aconteçam de forma retroativa.

Utilizando o atendimento online, o procedimento deve ser feito da seguinte forma:

  • Acesse o Portal Meu INSS e faça login;
  • Selecione a opção “Novo Pedido”;
  • Clique em “Atualizações para Manutenção do Benefício e outros Serviços”;
  • Procure a opção “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”;
  • Logo após atualize seus dados cadastrais e envie os documentos solicitados para concluir seu pedido.

Lembrando que, para cada tipo de solicitação, podem ser solicitados diferentes tipos de documentos. As pessoas devem ficar atentas na lista, no momento em que a solicitação é realizada.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.