Vale a pena trocar de carro? Confira 5 dicas para avaliar.

Saiba identificar quando realmente vale a pena trocar de veículo.

Publicado em 30/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Adquirir o primeiro carro acaba se tornando um desafio para a grande maioria dos brasileiros, especialmente aqueles que optam por comprar o primeiro veículo novo. Afinal de contas, os preços dos automóveis aumentaram consideravelmente no Brasil nas últimas duas décadas. E o salário médio das pessoas acabou não acompanhando.

Vale a pena trocar de carro? Confira 5 dicas para avaliar.

Além disso, não foi apenas o custo da compra específica do carro que aumentou. Os gastos com manutenção, seguros e também com combustível também aumentaram bastante. Mas, mesmo assim, o carro ainda acaba se apresentando como uma compra necessária para grande parte das pessoas, já que elas dependem do veículo para conseguirem se deslocar.

Anúncios

Quando as pessoas finalmente compram o primeiro carro, os próximos acabam se tornando mais fáceis, pois elas geralmente utilizam o veículo como parte do pagamento do próximo veículo. Mesmo assim, neste movimento, muitas pessoas acabam mantendo o veículo basicamente como uma despesa fixa, nunca deixando de pagar uma parcela de financiamento.

Por isso, em determinados momentos, especialmente quando a situação financeira e econômica não é das melhores, acaba sendo importante pensar se realmente vale a pena trocar de veículo naquele momento. Pois, ao mesmo tempo que existe a questão da despesa com os financiamentos, também existe a questão da desvalorização do carro com o tempo.

Confira 5 dicas para avaliar se realmente vale a pena trocar de carro:

Avalie através de um planejamento

Anúncios

Antes de mais nada, mesmo que as pessoas estejam pensando em substituir um financiamento por outro, adquirindo um veículo mais atualizado e dando de entrada aquele que já foi quitado, é fundamental fazer um planejamento que terá como principal objetivo realmente identificar se essa será uma boa compra.

Para isso, é importante colocar na ponta do lápis todas as despesas que as pessoas podem ter para os próximos anos e os riscos de assumir mais um financiamento, que normalmente leva alguns anos para ser quitado. Também é importante que as pessoas identifiquem possíveis despesas que elas podem acabar tendo no futuro para encaminhar melhor o dinheiro.

Pense no modelo de carro ideal

Também pode ser importante que as pessoas pensem não apenas em trocar de veículo apenas por trocar, mas sim tenha em mente o modelo que possa ser considerado como interessante para o momento que a pessoa está vivendo. Por exemplo, caso a pessoa esteja em uma família que cresceu recentemente, realmente pode acabar fazendo todo o sentido adquirir um veículo que seja mais espaçoso.

Caso as pessoas realizem determinada atividade comercial com o veículo, também pode ser interessante pensar na troca de carro, buscando um modelo que tenha uma maior capacidade de carga, ou ainda que seja mais econômico.

Faça diferentes cotações e levantamentos

Ainda na fase de planejamento, também acaba sendo muito importante identificar as diferentes oportunidades que podem ser encontradas no mercado. Por isso, nunca compre no primeiro lugar que visitar. A troca de carro deve realmente ser feita com paciência, levando em consideração todas as possibilidades.

Por isso, o ideal é pesquisar bem em diferentes empresas e agências, tendo como principal objetivo buscar os melhores preços nos veículos, mas principalmente buscar a melhor avaliação para o seu carro usado. Somente desta forma as pessoas poderão encontrar as melhores oportunidades para compra.

Leve em consideração outros gastos

No momento da troca de carro, as pessoas também nunca devem esquecer de levar em consideração outros gastos que podem surgir junto com o pagamento das parcelas. Por exemplo, o custo do seguro e do IPVA de um carro novo pode acabar se tornando mais caro do que a pessoa paga atualmente no seu carro. Isso deve ser levado em consideração na troca.

Fique atento aos juros

De anda adianta as pessoas encontrarem uma boa oportunidade de compra, com a valorização do seu carro, se boa parte do dinheiro que ela vai acabar ganhando com a venda do veículo será destinado ao pagamento de juros. Por isso, é fundamental que as pessoas identifiquem os valores que serão pagos a partir da escolha de compra feita, levando em consideração as diferentes oportunidades que o mercado oferece, como financiamento, consórcio, etc.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.