Como entender a pontuação de score do Serasa?

Saiba como funciona a composição dos pontos utilizados para definir o perfil de consumo do cliente.

Publicado em 23/10/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O score do Serasa acabou se tornando um dos principais critérios utilizados pelas empresas para analisar o perfil do cliente e saber, de fato, se ele pode receber uma determinada linha de crédito. Esse é um sistema de pontuação que não leva em consideração apenas a situação atual do cliente em relação a suposta dívidas, como também o histórico financeiro recente e até mesmo as informações mais antigas.

Como entender a pontuação de score do Serasa?

Uma outra forma de definir essa pontuação atribuída aos consumidores é entender que esse dado foi criado com o objetivo de refletir, para as empresas, a capacidade de uma determinada pessoa dela conseguir assumir um determinado compromisso e pagar suas dívidas.

Anúncios

Mas o Score também acaba trazendo uma certa vantagem para os próprios consumidores, uma vez que essa é uma informação que pode ser consultada pelos próprios. Antigamente essas ferramentas de análise sempre existiram, mas apenas internamente nas empresas dos mais variados setores que prestam serviços aos seus clientes.

Com a adoção do score, os clientes acabam conseguindo entender melhor qual a sua situação naquele momento, entendendo inclusive como as empresas estão enxergando esse determinado perfil. E isso ajuda até mesmo as pessoas a tomarem determinadas atitudes que podem melhorar o seu crédito de uma forma geral.

Como analisar o meu score de crédito do Serasa?

Antes de mais nada, é preciso entender melhor como funciona esse sistema de pontuação, levando em consideração, inclusive, a forma como ele acaba sendo utilizada no dia a dia. O chamado diagnóstico de score nada mais é do que a leitura correta de todos os dados que acabam estando presentes nessa pontuação final, entendendo quais são os elementos que estão impactando mais no resultado final.

Anúncios

Essa análise acaba sendo importante, pois ajuda o consumidor a identificar quais são as principais mudanças que devem ser feitas no seu dia a dia, e também aquelas alterações que devem ser feitas no seu hábito de consumo, que vão permitir com que eles consigam uma melhoria na pontuação final.

Como uma análise de score ode ajudar na saúde financeira?

Identificação de problemas – Antes de mais nada, as pessoas conseguem entender onde estão os principais problemas que podem acabar fazendo com que elas estejam com uma pontuação mais baixa do que a esperada;

Planejamento financeiro – Uma análise detalhada das informações que constam no score do consumidor pode acabar ajudando bastante no momento de criar um planejamento financeiro, incluindo a indicação de ações que podem ser tomadas de forma imediata;

Prevenção de fraudes – O estudo detalhado do score, bem como um acompanhamento mais detalhado da situação, pode ajudar bastante as pessoas que estão preocupadas com situações nas quais o seu CPF pode estar envolvido em fraudes e situações nas quais as pessoas podem ser envolvidas nesse tio de situação.

Quais são as principais faixas de score do Serasa?

Existem algumas faixas de score do Serasa que precisam ser entendidas, até mesmo para que os consumidores saibam onde o seu perfil se encaixa naquele momento.

Basicamente existem 4 grandes faixas que o consumidor pode estar inserido:

  • De 0 a 300 pontos – score muito baixo (muito baixa chance de conseguir crédito;
  • De 301 a 500 pontos – score baixo (baixa chance de conseguir crédito)
  • De 501 a 700 pontos – score bom (boa chance de conseguir crédito)
  • De 701 a 1000 pontos – score excelente (altas chances de conseguir crédito)

Como funciona a composição dos pontos de score do Serasa?

Mesmo que os detalhes do sistema acabem não sendo divulgados pela instituição, existem alguns valores referência que podem ajudar justamente para que os consumidores consigam entender melhor como as ações e os acontecimentos do dia a dia interferem na pontuação final.

Compromisso com o crédito – Cadastro Positivo (peso: 55%)

Esse acaba tendo um grande peso no histórico dos clientes de uma forma geral. A consulta ao banco de dados que registra movimentos positivos do consumidor, como o pagamento das conta em dia e a quitação dos débitos atrasados acaba se tornando grande parte do score final.

Registro de dívidas e pendências (peso: 33%)

Nesse quesito acabam sendo levadas em consideração os registros e as dívidas que são registradas no CPF do consumidor. Por isso, que no momento que o Serasa registra uma pendencia no nome do cliente, ele automaticamente acaba tendo o seu Score reduzido, junto com a negativação do nome de uma forma geral.

Consultas ao CPF do consumidor (peso: 6%)

As consultas que as empresas fazem no CPF do consumidor também podem acabar fazendo com que o score se torne mais baixo. Portanto, é importante evitar que isso aconteça de uma forma muito frequente, fazendo diversas solicitações de crédito em um curto período de tempo, por exemplo.

Evolução financeira (peso: 6%)

Aqui entram critérios relacionados ao histórico do cliente de uma forma geral, incluindo o tempo de utilização de serviços financeiros, a idade, etc.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.