Como pagar as contas e juntar dinheiro em 2024
Saiba como iniciar o ano fora do vermelho e se organizar para o próximo ciclo.
Com a proximidade do final do ano, muitas pessoas já começam a fazer as projeções e criar planos para o próximo ciclo que está prestes a começar. Para as pessoas que estão interessadas em organizar as suas contas, especialmente para quem está chegando no final de dezembro com suas contas no vermelho e com dívidas, este é o momento de iniciar um planejamento para que as contas voltem a ficar no azul.
De acordo com especialistas no assunto, mesmo com a grande quantidade de pessoas negativadas, este é um período considerado como muito interessante para as pessoas que desejam começar a negociar suas pendências. Para as contas mais antigas, o programa Desenrola, do governo federal, acaba sendo uma boa oportunidade para negociar pendências.
Mas até mesmo para as contas que são consideradas como mais recentes, que acabaram não entrando no programa de negociação, podem acabar sendo negociadas com uma série de vantagens, pois muitas instituições financeiras e outros credores acabaram criando ações parecidas com o Desenrola, que permite com que as pessoas negociem suas dívidas diretamente com eles.
O Programa Desenrola Brasil renegocia até o dia 30 de dezembro débitos que, após a atualização de valores, sejam de R$ 5.000,01 a R$ 20 mil. Após esse prazo, os descontos serão mantidos, mas a dívida só poderá ser quitada à vista. Para acessar a plataforma de renegociação, o consumidor precisa ter login no Portal Gov.br, com conta nível prata ou ouro, e estar com os dados cadastrais atualizados.
Cuidados no momento de negociar
Mesmo que os devedores se deparem com boas oportunidades de negociação de dívidas, é muito importante tomar alguns cuidados antes de assumir qualquer tipo de proposta, especialmente as que são feitas por fora do programa Desenrola, que acaba definindo alguns limites para a cobrança de juros.
Uma das informações mais importantes que devem ser levadas em consideração antes de confirmar a adesão para uma determinada proposta de negociação é conferir o custo efetivo total (CET). Essa informação vai acabar dizendo quanto a pessoa de fato vai acabar pagando por aquela dívida, levando em consideração o valor final da proposta e também o custo dos parcelamentos, caso seja essa a opção escolhida no momento do acordo.
Aproveite o 13º salário
O final do ano sempre acaba sendo um momento interessante para começar a colocar algumas contas em dia em virtude da entrada do 13º salário nas contas dos trabalhadores. Quando os trabalhadores acabam não comprometendo este pagamento com contas que acabam sendo feitas de forma antecipada, esse realmente pode acabar se tornando uma forma interessante para conseguir iniciar os pagamentos.
Neste caso, a dica é esperar que todo o dinheiro seja disponibilizado pelas empresas, já que normalmente o pagamento é feito em duas vezes. A partir do momento que montante estiver na conta, os devedores podem ir atrás das opções mais interessantes, com as propostas de pagamento à vista, que normalmente são as mais baratas e também não faz com que a pessoa acabe assumindo uma nova conta.
Priorize as contas mais caras
Caso não seja possível quitar todas as dívidas com todo o dinheiro que entra extra no final do ano, é fundamental priorizar aquelas contas consideradas como as mais caras, que possuem os juros mais elevados. Algumas categorias acabam sendo as campeãs nesta categoria, como as dos cartões de crédito e também as do cheque especial.
Como começar a guardar dinheiro em 2024
Com as contas no azul, chega o momento em que as pessoas podem organizar suas finanças para guardar dinheiro, o que sempre ajuda a evitar que situações como essas se repitam. Um bom começo é criar uma reserva de emergência, que é uma quantia de dinheiro que será mantida em um investimento seguro e que deverá ser utilizada somente em situações de emergência.
Este valor deve corresponder de 6 a 12 meses das despesas do indivíduo ou da família, incluindo gastos com aluguel, contas, mensalidade escolar e planos de saúde, além de alimentação e lazer.
A partir deste momento, as pessoas já podem começar a separar uma determinada quantidade do seu orçamento todos os meses para ir investindo, de acordo com o seu perfil.