INSS começa a solicitar prova de vida para milhões de beneficiários. Saiba como fazer.

Pessoas podem acabar tendo seus benefícios cancelados.

Publicado em 08/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou no final da semana passada o começo de uma série de procedimentos para convocar milhões de pessoas que recebem benefícios e que deverão realizar o procedimento de prova de vida. De acordo com as informações que foram anunciadas, mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas para realizarem a comprovação de que ainda devem continuar recebendo os devidos pagamentos.

INSS começa a solicitar prova de vida para milhões de beneficiários. Saiba como fazer.

O procedimento de convocação está sendo feito a partir de uma série de alterações que foram feitas nas regras do INSS e que acabaram permitindo que os beneficiários não tivessem mais que fazer a prova de vida anual, colocando a responsabilidade deste tipo de verificação para o próprio Instituto.

Anúncios

Essa mudança foi realizada no ano de 2022. A partir desta alteração, o INSS teria que fazer uma série de checagens para confirmar se a pessoa ainda estava viva ou não, a partir de outras tecnologias e sistemas que existem e que acabam cruzando os dados com aqueles relacionados aos pagamentos dos benefícios.

Dentre as possibilidades de sistema e checagem que poderiam comprovar a vida do beneficiário estão o comparecimento da pessoa na rede pública de saúde para tomar uma determinada vacina, o acesso ao aplicativo do meu INSS com cadastrou nível Ouro, a contratação de empréstimo consignado com uso de biometria ou ainda determinados tipos de atendimentos feitos no SUS.

Mas o problema é que muitos beneficiários acabaram não utilizando nenhum destes sistemas ou serviços públicos, o que acabou tornando difícil a comprovação de vida. Este é o grupo de cerca de 4 milhões de pessoas.

Anúncios

Esses aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílios de longa duração estão sendo avisados pelo banco, pelo aplicativo meu INSS e também podem receber uma chamada do número 135.

Alertas para tentativas de golpes

O INSS também está preocupado com diversas tentativas de golpes que já foram registradas e que acaba tendo como principal alvo justamente as pessoas que fazem parte deste grupo. Sobre isso, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afirma o seguinte:

"Primeiro, o INSS não pede dinheiro para ninguém. Todos serviços são gratuitos. Segundo, ele não vai pedir os seus dados bancários, a sua senha em especial. Se você desconfiar quando ligam do 135 para você, que você tem alguma dúvida, desliga e liga no 135. Aí você vai estar em um canal seguro e diga: 'Olha, me ligaram dizendo que eu tenho que fazer prova de vida, etc.'. E o 135 vai daí poder organizar e passar a pessoa para ser atendida corretamente."

Como fazer prova de vida do INSS pela internet?

Os beneficiários que estão sendo convocados para fazer comprovação de vida e que não foram encontrados em nenhum dos outros bancos de dados que estão sendo utilizados pelo governo para buscar indícios de que essas pessoas estão vivas, podem fazer esse procedimento a partir das atividades que foram citadas anteriormente.

Portanto, a comprovação de vida pode acabar sendo feita das seguintes formas?:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
  • Atendimento presencial nas Agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades, ou instituições parceiras;
  • Realização perícia médica, por telemedicina ou presencial;
  • Atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
  • Tomar vacinas;
  • Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito, ou segurança pública;
  • Atualizações no CadÚnico, somente quando for efetuada pelo responsável pelo Grupo;
  • Votação nas eleições;
  • Emissão/renovação de Passaporte;
  • Emissão/renovação de Carteira de Motorista;
  • Emissão/renovação de Carteira de Trabalho;
  • Apresentação ao Alistamento Militar;
  • Emissão/renovação de Carteira de Identidade;
  • Emissão/renovação de outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
  • Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico; e
  • Declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.

Como fazer prova de vida pelo aplicativo Meu INSS

Uma das formas mais seguras para fazer essa comprovação de vida para quem está já sendo convocado é utilizar o aplicativo Meu INSS. Para isso, basta baixar o aplicativo Meu INSS, em qualquer telefone, e depois acessar o app informando CPF e senha cadastrada no portal gov.br.

Dependendo do nível de segurança da conta, apenas este procedimento já garante a prova de vida. Caso contrário, dentro do aplicativo existe determinados recursos, como o de reconhecimento facial, que permite com que este nível de segurança aumente.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.