Asset Allocation: Entenda o que é essa estratégia de investimento
Método ajuda a distribuir os investimentos em diferentes opções com foco na rentabilidade.
Asset Allocation pode ser considerada como uma estratégia de distribuição e diversificação de investimentos, o que sempre acaba sendo muito importante para aquelas pessoas que desejam se tornar investidoras profissionais, e não apenas investidores ocasionais. O objetivo sempre é fazer com que o investidor consiga aumentar as possibilidades de retornos e minimizar os riscos que eles correm com as perdas.
Para os especialistas, essa pode ser considerada como uma técnica fundamental e que realmente separa aquelas pessoas que não possuem muitas preocupações com seus investimentos e utilizam eles apenas como uma forma de mante rum certo patrimônio daqueles que realmente querem ampliar os seus ganhos com os recursos investidos.
Para que essa estratégia ganhe corpo, é preciso realizar a segmentação de ativos financeiros em diferentes classes de investimento, como ações, títulos, fundos de investimento imobiliários, renda fixa e commodities.
A ideia por trás da estratégia está em se aproveitar, de uma forma mais efetiva, das características dos produtos de investimento, sendo que cada ativo conta com diferentes níveis de risco e retorno. Quando os investidores conseguem fazer uma boa combinação destes ativos na sua carteira, é possível reduzir bastante os riscos inerentes a qualquer operação deste tipo.
Importância do Asset Allocation
Quando os investidores decidem escolher diferentes ativos para compor sua carteira, eles acabam distribuindo o s eu patrimônio em diferentes classes e setores. Partindo do princípio de que é muito improvável para o mercado que exista uma crise em todos os setores ao mesmo tempo, isso faz com que o investidor perca de um lado e ganhe de outro. Mais do que garantir a segurança, as operações também são pensadas para manter a taxa de retorno mais elevada.
Um exemplo que pode ser dado em relação aos investimentos é o mercado de ações. Este costuma ser um dos mais visados pelos investidores, especialmente aqueles que estão começando e que se sentem atraídos em comprar partes de grandes empresas. Mas este também é um mercado muito volátil, com flutuações que podem fazer com que o investidor perca muito dinheiro da noite para o dia.
Por isso, dentro do mercado de ações existem formas de diversificar os investimentos, comprando ações de empresas que atuam em diferentes setores, por exemplo. Mas, além disso, também é importante diversificar os ativos, ou seja, os tipos de investimentos feitos.
Vantagens do Asset Allocation
Quando o investidor escolhe este tipo de estratégia, uma das principais vantagens é a redução das chances que determinadas tomadas de decisões sejam feitas apenas levando em consideração o lado emocional, sem ficar atento as movimentações e as informações que de fato estão se materializando.
A flexibilidade também é algo que acaba sendo encontrado dentro de uma estratégia de Asset Allocation, fazendo com que o investidor assuma uma posição mais próxima aquela que o mercado realmente apresenta, que é o dinamismo. Quando essa estratégia é bem feita, existe uma melhor distribuição de ativos de acordo com as condições do mercado, mas sempre levando em consideração também as necessidades pessoais de cada investidor.
Dicas para uma boa estratégia de Asset Allocation
Defina os objetivos financeiros – Fica muito complicado escolher os tipos de investimentos que devem ser adquiridos para compor sua carteira quando não está muito claro o objetivo da pessoa que está colocando o seu dinheiro nestes mercados. A estratégia será muito diferente entre a pessoa querer guardar dinheiro para comprar uma casa ou guardar dinheiro para se aposentar;
Avalie os riscos que podem ser assumidos – Entender quais são os riscos que a pessoa está disposta a correr também é muito importante. Isso basicamente está relacionado a capacidade financeira para lidar com determinadas perdas. Quanto maior essa disposição, maior poderá ser o dinamismo dos ativos em relação aos retornos;
Entenda as diferentes classes – É importante que os investidores consigam entender realmente as diferentes características de cada classe de ativos. É preciso que o investidor saiba os riscos que estão envolvidos em cada uma das operações e também a rentabilidade de cada uma dessas escolhas;
Monitore sempre – Essa é uma estratégia mais direcionada para os investidores que possuem um comportamento ativo. Portanto, é muito importante que a pessoa fique monitorando o tempo todo o seu investimento, para entender como o dinheiro está se comportando e quais são as escolhas que oferecem melhores resultados para futuros ajustes.