Universitários: confira dicas para garantir uma boa gestão do dinheiro durante os estudos
Confira formas de ter uma vida financeira mais controlada durante essa fase da vida.
A partir do momento em que o jovem começa a cursar o ensino superior, na grande maioria dos casos existe uma grande transformação na vida deles. Basicamente eles acabam se transformando em adultos, assumindo as responsabilidades que nem sempre acabam cabendo aos jovens durante a sua fase de adolescência.
O ensino superior também costuma ser diferente a partir do momento em que os jovens precisam se dedicar aos cursos e nem sempre eles conseguem manter uma atividade profissional que remunere ele durante este período. Em muitos casos estes jovens até mesmo acabam conseguindo estágios ou trabalhos em períodos menores de tempo, o que faz com que os rendimentos sejam considerados restritos.
Uma outra questão também está relacionada às características das universidades. Em relação a quantidade total de estudantes do nível superior, são poucos os que conseguem ter uma vaga em universidade pública, o que garante que o curso seja gratuito. Portanto, a grande maioria acaba tendo que lidar com os pagamentos das mensalidades, que costumam ter um valor bastante elevado.
Confira algumas dicas para quem vai se tornar estudante de nível superior ou para quem já está na faculdade conseguir manter as finanças organizadas:
Trabalhe com orçamentos
Antes de mais nada, é muito importante para os jovens estudantes trabalharem com orçamentos, que basicamente é uma ferramenta que vai tornar mais claro a quantidade de dinheiro que entra e que saí das contas. A partir deste levantamento, as pessoas poderão conseguir entender a quantidade de dinheiro que elas terão que disponibilizar para as atividades diretamente relacionadas aos estudos e também para as demais necessidades.
Procure alternativas mais baratas de moradia
São muitos os estudantes que também não conseguem estudar e continuar morando na casa dos pais ou responsáveis. Em casos nos quais os estudantes não conseguem ter o dinheiro para manter os custos como aluguel e demais despesas para manter uma casa ou apartamento próprio, a dica é procurar as alternativas mais baratas. Os alojamentos e casas universitárias acabam sendo interessantes, pois contam com um valor bem mais acessível e o estudante ainda compartilha as demais despesas com os outros estudantes.
Cozinhe em casa ou coma nos Restaurantes Universitários
A comida também acaba fazendo com que as pessoas gastem bastante, especialmente quando os universitários fazem cursos que exigem que eles fiquem boa parte do dia na rua. Nestes casos, é muito importante tentar economizar, levando a sua própria comida para o período que ele está fora. Além disso, também existem as opções de Restaurantes Universitários, que costumam estar presentes nas grandes universidades privadas e também nas faculdades públicas.
Utilize os descontos de estudantes
A lei da meia-entrada é bastante consolidada e respeitada no Brasil e permite com que os estudantes tenham acesso a uma série de descontos nos mais variados serviços, como meios de transporte, atividades e eventos culturais, dentre outros. Além disso, muitas outras empresas oferecem descontos para os alunos que estão regularmente matriculados em cursos de nível superior. Por isso, pode ser interessante pesquisar as empresas que oferecem essas vantagens e dar preferência para estes estabelecimentos.
Desfrute da estrutura da Universidade
Além disso, também é importante que os alunos se utilizem de toda a infraestrutura que as universidades oferecem aos seus alunos, que vão muito além das salas de aulas, pelo menos na grande maioria dos casos. Além daquelas estruturas que estão relacionadas diretamente aos estudos, como a biblioteca e os laboratórios, muitas delas oferecem espaços de convivência e descansos, banheiros, e até mesmo dormitórios.
Aproveite os sebos e as trocas de livros
Mesmo em um mundo digital, os livros ainda são muito importantes na vida dos universitários. Diante disso, é muito importante aproveitar os locais e os estabelecimentos que oferecem oportunidades interessantes, como são os casos dos sebos, que vendem livros usados. Também pode ser interessante buscar aos alunos que estão em um estágio mais avançado do curso para verificar uma possível oferta dos livros que já foram utilizados, mas que não estão mais sendo úteis para aqueles alunos. As redes sociais costumam ser locais interessantes para encontrar este tipo de oportunidade.