Dividendos: saiba mais sobre como lucro das empresas podem ir para o bolso dos investidores

Esse é o resultado de algumas das principais estratégias de investimento para obter retorno financeiro.

Publicado em 30/09/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O universo financeiro e o mundo dos investimentos acaba tendo uma serie de termos que são particulares e muito próprios. Normalmente apenas as pessoas que trabalham neste segmento da economia ou então aqueles que podem ser considerados como investidores profissionais conseguem dominar todos os termos. Dividendo é uma dessas palavras que podem até mesmo causar uma certa confusão nas pessoas de fora.

Dividendos: saiba mais sobre como lucro das empresas podem ir para o bolso dos investidores

Esse é um termo que costuma ser bastante encontrado também a partir do momento que as pessoas passam a acompanhar, com mais atenção, os noticiários e demais informações que estão relacionadas aos movimentos financeiros das empresas de uma forma geral.

Anúncios

Esse termo geralmente está acompanhado de outras palavras que normalmente acabam sendo utilizadas próximas dos informes relacionados aos resultados de uma determinada empresa, ou então sua lucratividade em um determinado período.

O que são dividendos?

Em termos técnicos, o que pode ser considerado como dividendo basicamente é uma parte dos lucros de uma determinada empresa que, ao invés de ir parar nos bolsos dos donos ou nos cofres, acaba sendo distribuído para aqueles que são considerados como os seus acionistas.

Por conta disso, podemos já afirmar que esse não acaba sendo um termo aplicável para qualquer tipo de empresa, mas sim daquelas empresas que dividiram o seu patrimônio nestas pequenas cotas, que são as ações. A grande maioria das companhias que possuem acionistas e que são consideradas como estáveis, do ponto de vista de modelo de negócios, acaba distribuindo dividendos.

Anúncios

Esse pagamento é visto como uma forma muito atrativa aos olhos do mercado de remunerar os acionistas sem que eles tenham que esperar apenas por uma determinada valorização dos papeis de uma determinada companhia para depois conseguir ganhar dinheiro na venda dos mesmos. Esse benefício atrai mais pessoas para que elas se tornem investidoras, ao mesmo tempo que também acaba tornando a empresa mais sólida e confiável, aos olhos do mercado.

Todas as empresas pagam dividendos?

Como mencionado anteriormente, apenas as empresas que possuem acionistas acabam pagando dividendos. Mas também é importante ressaltar que nem todas as empresas que possuem este modelo, de fato, realizam os pagamentos recorrentes aos seus acionistas. Essa é uma decisão que deve partir sempre do conselho de administração

Existem alguns fatores que acabam sendo levado em consideração pela administração das empresas, de uma forma geral, que acabam definindo se ela vai conseguir pagar dividendos ou não. Antes de mais nada, existe sempre uma questão de lucro e de fluxo de caixa.

A necessidade de capital que uma empresa pode ter também acaba interferindo diretamente na política de dividendos que pode ser criada, ou não, dentro de uma determinada companhia. As condições gerais de mercado também podem interferir nestes pagamentos.

Principais tipos de dividendos

Dinheiro – Uma das principais formas de dividendos que existe no mercado financeiro e que acaba sendo muito comum é o pagamento em dinheiro. Isso acontece a partir do pagamento de uma parte dos lucros diretamente aos acionistas. Esse pagamento normalmente acontece em forma de quantias depositada na conta da corretora. O valor acaba sendo definido sempre em uma assembleia.

Ações – Nem sempre esse pagamento vai acontecer diretamente com o valor sendo depositado, em dinheiro, na conta da corretora que os investidores utilizam. Em alguns casos, este pagamento pode ser feito com novas ações que serão distribuídas entre aqueles que já são acionistas. Essa é uma operação que também é chamada de “scrip dividends”. Nessa operação, os acionistas vão receber novas ações, de forma proporcional.

Dividendo especial – Já esses são considerados como pagamentos extraordinários que são feitos pelas empresas para aqueles que já são acionistas. Esse pagamento acontece de forma adicional aos pagamentos regulares. Eles normalmente acontecem quando a empresa possui lucros excepcionais ou um acúmulo de caixa que decide distribuir, como resultado de vendas de ativos ou desempenho financeiro superior.

Juros sobre Capital Próprio (JCP) – Esse provento é muito parecido com os dividendos. Mas, neste caso, o investidor possui a tributação de 15% de Imposto de Renda retido na fonte. Mas a empresa que está fazendo o pagamento da cota recebe a isenção fiscal. Nessa operação normalmente as empresas conseguem distribuir uma maior quantidade de lucros deste tipo.

Direito de subscrição – Esse é um tipo de pagamento que permite aos acionistas comprarem novas ações da empresa a um preço fixo, normalmente inferior aquele definido como valor de mercado. Esse sistema normalmente é criado para recompensar os investidores, proporcionando a eles a oportunidade de aumentar a sua participação na empresa.

Como investir em opções que pagam dividendos?

Antes de mais nada, os investidores devem escolher investir em opções de ações comercializada na Bolsa de Valores. Depois disso, será preciso encontrar as empresas que pagam dividendos. Normalmente as corretoras litam as melhores opções para os investidores que estão começando e buscando essas opções.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.