Crédito Pessoal: confira dicas para utilizar o dinheiro de forma inteligente

Saiba como aproveitar melhor o dinheiro obtido através destas opções de crédito.

Publicado em 15/04/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O empréstimo pessoal é uma saída encontrada por milhões de brasileiros para obter recursos que vão ajudar ele a deixar suas contas em dia ou simplesmente fazer alguma compra que esteja sendo considerado como importante naquele momento. Mas ele também pode acabar sendo o crédito que desorganizar completamente a vida financeira do cliente.

Crédito Pessoal: confira dicas para utilizar o dinheiro de forma inteligente

A quantidade de empréstimos pessoais que foram concedidos para os clientes ao longo dos últimos anos aumentou consideravelmente, especialmente no ano de 2022, com dados que apontam um crescimento na quantidade de pedidos que chega a 22%. Teoricamente este sempre pode ser considerado como um bom negócio para as instituições financeiras, já que elas lucram em cima das operações com dinheiro. Por outro lado, a economia é um universo complicado que exige, acima de tudo, um equilíbrio entre os recursos que saem e que entram.

Anúncios

Portanto, quando muitos clientes passam a tomar dinheiro dessas instituições financeiras, a tendencia é de que os empréstimos se tornem mais caros. E isso os custos destas operações é que acabam sendo considerados realmente como os grandes fatores que complicam a vida dos clientes.

Quando o empréstimo pessoal se torna um problema?

Este é um tipo de crédito que normalmente é oferecido para as instituições financeiras sem que elas tomem muitas garantias em relação ao pagamento. Ou seja, os clientes acabam sendo avaliados basicamente pelo seu histórico financeiro de uma forma geral e também com o histórico junto a própria instituição bancária, sendo que o seu nome acaba sendo a garantia.

Estes empréstimos normalmente são liberados pela instituição na forma de limite de crédito pessoal, sendo que o cliente acaba informado, através dos canais oficiais do banco, que ele pode tirar uma determinada quantidade de dinheiro e que o mesmo poderão ser pago em uma determinada quantidade de parcelas.

Anúncios

Como é um crédito de tomada mais fácil e rápida, sendo que na maioria dos casos o dinheiro acaba entrando diretamente na conta do cliente, essa também costuma ser uma operação mais cara. E com as taxas de juros mais elevadas, que é a realidade do cenário econômico brasileiro atual, as parcelas costumam pesar no bolso dos clientes.

Portanto, a tomada de um empréstimo pessoal sempre deve ser vista como uma decisão pensada com cuidado, levando em consideração os custos efetivos da operação. E também é muito importante que as pessoas também pensem em formas inteligentes de usar e aplicar este dinheiro.

Dicas para usar o empréstimo pessoal de forma inteligente

Quite as dívidas

Utilizar um crédito mais barato para quitar as dívidas que possuem um custo mais elevado é sempre uma dica muito importante. Desta forma, o cliente acaba conseguindo organizar melhor suas contas, ficando apenas com a parcela do empréstimo sendo paga, e quitando outras dívidas que podem acabar tendo um custo mais elevado, como crédito rotativo do cartão ou limite do cheque especial.

Limpe o seu nome

O dinheiro obtido através de um empréstimo também pode ser utilizado pelas pessoas que estão com o seu nome negativado para quitar todas as suas dívidas que estão em atraso. Essa é uma forma interessante de recuperar a saúde financeira de uma forma geral, permitindo assim que o cliente consiga retomar suas atividades financeiras, obtendo novas opções de crédito.

Invista em um negócio

Para os que estão querendo começar um pequeno negócio ou a trabalhar por conta, o empréstimo pessoal realmente pode ser considerado como uma excelente forma de conseguir o capital que geralmente é necessário para iniciar e manter as operações no começo. Mas é sempre importante lembrar que este é um empréstimo que deve ser obtido apenas para o começo das operações, sendo que não é recomendado misturar as contas pessoais com a de qualquer empresa, mesmo as que estejam começando. Além disso, o pagamento das parcelas deve sempre ser feitos a partir do resultado e dos rendimentos da empresa.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.